Home Futebol Cruyff, Luis Suárez, Ibra e mais: uma seleção de nomes que defenderam Barcelona e Ajax

Cruyff, Luis Suárez, Ibra e mais: uma seleção de nomes que defenderam Barcelona e Ajax

Grandes nomes do futebol holandês e de outros países marcaram época nos dois clubes europeus

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Dois times que somam nove títulos europeus. Ao longo da história, Barcelona e Ajax estiveram mais ligados do que você imagina. Diversos ídolos do futebol holandês, revelados ou com passagem pela equipe de Amsterdam, vestiram também a camisa azul-grená. E também outros atletas, inclusive da América do Sul. Confira uma verdadeira seleção de jogadores que passaram por ambos clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Jasper Cillessen

O goleiro se destacou com a camisa do Ajax entre 2011 e 2016, disputando 143 partidas e conquistando o Campeonato Holandês por três temporadas seguidas. As boas atuações atraíram o interesse do Barcelona, que comprou Cillessen em 2016 para ser reserva de Marc-Andre ter Stegen. Atualmente está emprestado ao Valencia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Michael Reiziger

Foi multicampeão pelos dois clubes. O lateral-direito esteve no Ajax de 1995, que conquistou a tríplice coroa (Campeonato Holandês, Champions League e Mundial de Clubes). Pelo Barcelona, Reiziger disputou 255 partidas e sendo campeão da Copa do Rei, Supercopa da UEFA e do Campeonato Espanhol, este último em duas oportunidades.

Frank de Boer

PUBLICIDADE

Assim como Reiziger, esteve no Ajax de 1995. Frank de Boer defendeu a equipe de Amsterdam por dez anos, seguindo para o Barcelona em 1998, onde permaneceu por mais cinco temporadas. Após a aposentadoria, treinou o Ajax por seis anos, entre 2010 e 2016.

PUBLICIDADE

Ronald Koeman

Campeão da Eurocopa de 1988 com a Holanda, Koeman foi um dos pilares defensivos nas duas equipes. Conquistou duas vezes a Eredivisie com o Ajax e fez parte do Barcelona de 1992, que foi campeão da Champions League e era comandado por Johan Cruyff. Depois de brilhar nos gramados, Koeman seguiu carreira de treinador. Foi assistente-técnico do Barça entre 1998 e 2000, e comandou o Ajax de 2001 a 2005.

Winston Bogarde

Zagueiro de origem, Bogarde também atuava de forma improvisada na lateral-esquerda. Disputou três temporadas com o Ajax, sendo uma delas a de 1995, ao lado de Frank de Boer e Reiziger. No Barcelona, jogou entre 1998 e 2000, conquistando duas vezes a La Liga, uma Copa do Rei e uma Supercopa da UEFA.

PUBLICIDADE

Ronald de Boer

Irmão gêmeo de Frank, Ronald de Boer era meio-campista e disputou 291 partidas pelo Ajax, entre 1993 e 1999. A passagem pelo Barcelona durou apenas um ano, suficiente para conquista a La Liga de 1998-99. No Ajax, além de Champions e Mundial de Clubes, foi cinco vezes campeão nacional.

Johan Neeskens

Fez parte do chamado Carrossel Holandês, que revolucionou o futebol na década de 1970. Foi tricampeão europeu com o Ajax, entre 1970 e 1974. Depois, o meia seguiu para o Barcelona, clube que defendeu por cinco anos.

PUBLICIDADE

Michael Laudrup

Destaque da seleção dinamarquesa, Laudrup teve grande parte da carreira ligada ao Barcelona. O meia jogou no time catalão entre 1989 e 1994. Ao lado de Ronald Koeman, foi campeão da Champions League de 1992. Terminou a carreira no Ajax, em 1998, sendo campeão do Campeonato Holandês e da Copa da Holanda.

Johan Cruyff

O maior nome do futebol holandês. Símbolo do chamado Futebol Total, onde os atletas não guardavam posição em campo, Cruyff teve duas passagens pelo Ajax, totalizando onze anos, e outra de cinco temporadas pelo Barcelona. Também treinou as duas equipes. Coleciona quatro títulos da Champions League, sendo três pelo Ajax (como jogador) e um pelo Barcelona (como técnico).

PUBLICIDADE

Luis Suárez

Único sul-americano da lista, o Pistolero brilhou com a camisa do Ajax entre 2007 e 2011, anotando 113 gols em 161 partidas. Após passagem pelo Liverpool, seguiu para o Barcelona em 2014, onde formou, ao lado de Lionel Messi e Neymar, um dos grandes trios de ataque da década.

Zlatan Ibrahimovic

O craque sueco foi revelado pelo Malmö, mas ganhou notoriedade com a camisa do Ajax. Ibra jogou pela equipe holandesa entre 2001 e 2005. Teve curta passagem pelo Barcelona, entre 2009 e 2011, mas fez parte do histórico time comandado por Pep Guardiola, conquistando a La Liga (2009-10), Mundial de Clubes, Supercopa da UEFA e duas Supercopas da Espanha.

PUBLICIDADE

Técnico: Rinus Michels

Como jogador, Michels atuou apenas no Ajax. Mas a vitoriosa carreira como treinador teve o time holandês e o Barcelona como equipes comandadas. Além dos clubes, Michels foi o técnico da Holanda na Copa do Mundo de 1974, onde a Laranja Mecânica foi vice-campeã, e também era o treinador holandês na Eurocopa de 1988.

Outros nomes

O zagueiro Frank Rijkaard brilhou com a camisa do Ajax e, como treinador, comandou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, campeão da Champions League de 2006.

PUBLICIDADE

Situação semelhante é a de Louis van Gaal, que foi revelado pelo Ajax e era o técnico do time holandês na Champions de 1995. Posteriormente, van Gaal teve duas passagens pelo Barcelona, comandando o time que tinha Reiziger, Bogarde e os irmãos de Boer.

Frenkie de Jong, Marc Overmars, Edgar Davids, Patrick Kluivert e Bojan Krkić são outros jogadores que também passaram por Ajax e Barcelona.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Roubaram a cena! 10 jogadores que brilharam em decisões do Mundial de Clubes

Por onde andam os campeões da Copa do Mundo de 2014 com a Alemanha?

PUBLICIDADE

Ficaram no quase! 7 seleções que roubaram a cena na Copa do Mundo e não foram campeãs

9 jogadores que brilharam na Copa do Mundo e você nem lembra

Better Collective