Home Futebol Fifa propõe aumento nas substituições por equipe em possível volta do futebol com maratona de jogos

Fifa propõe aumento nas substituições por equipe em possível volta do futebol com maratona de jogos

Entidade têm buscado alternativas para viabilizar a volta do futebol de uma forma tranquila

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Diante de uma possível retomada do futebol com uma verdadeira maratona de jogos em um curto intervalo de tempo, a Fifa propôs uma mudança provisória na regras das substituições pós-pandemia. De acordo com informações da agência Reuters colhidas junto a um portal-voz da entidade, se aprovada, a medida permitirá as equipes fazerem cinco substituições ao invés das tradicionais três alterações durante os 90 minutos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Apesar da iniciativa da Fifa, a medida ainda depende da aprovação da International Board (IFAB), órgão que faz a gestão das regras do esporte. O intuito é justamente permitir que as equipes consigam administrar melhor o desgaste físico dos jogadores na retomada do futebol, uma vez que há a previsão de vários jogos serem realizados em um curto período.

– A segurança dos jogadores é uma das principais prioridades da Fifa. Uma preocupação a esse respeito é que a frequência das partidas pode aumentar o risco de possíveis lesões devido à sobrecarga do jogador. Diante disso e do desafio único enfrentado mundialmente na realização de competições de acordo com o calendário previsto, a Fifa propõe que um número maior de substituições seja temporariamente permitido – diz a nota da entidade enviada à agência “DPA”.

PUBLICIDADE

Se conseguir a aprovação da IFAB, cada competição ficaria responsável por adotar ou não a medida proposta pela Fifa. Para evitar que seja perdido muito tempo com as duas mudanças extras, seria criado um protocolo para permitir no máximo três interrupções para cada time.

LEIA MAIS: