Após ser liberado pela justiça americana, José Maria Marin desembarcou no Aeroporto Viracopos, em Campinas, na manhã deste domingo (05). O ex-presidente da CBF havia partido de Nova Iorque no último sábado, e chegou ao Brasil sozinho.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
A liberação de Marin antes do prazo estabelecido para a sua pena em função de escândalo de corrupção no que ficou conhecido como Fifagate, se deu por conta da pandemia do coronavírus. A defesa do ex-mandatário alegou que pelo fato dele estar com a saúde debilitada e por já ter 87 anos – fato que o coloca no grupo de risco da doença – a liberação era o mais correto a ser feito.
A alegação foi acatada pela juíza Pamela Chen, que inclusive foi responsável pela condenação de José Maria Marin. A mesma citou na sua decisão que o ex-presidente da CBF está com a “saúde significativamente deteriorada” e tem “risco elevado de graves consequências para a saúde devido ao atual surto de Covid-19”.
Nos últimos anos, Marin esteve na penitenciária de segurança máxima de Allenwood, no estado da Pensilvânia, após ter sido condenado a 41 meses de detenção por conta de ter participado de um esquema de suborno envolvendo direitos comerciais de torneios sul-americanos, entre eles Libertadores e Copa América.

