Home Futebol Na Itália, Guardiola, Luca Toni e Baggio jogaram juntos na mesma equipe; relembre

Na Itália, Guardiola, Luca Toni e Baggio jogaram juntos na mesma equipe; relembre

No Brescia, os dois artilheiros italianos e o técnico do Manchester City, jogaram juntos na temporada 2001/2002

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Brescia pode ser uma das grandes equipes da história do futebol italiano. Mas durante uma temporada, a de 2001/2002, o time reuniu em seu elenco três jogadores de destaque na história recente: Pep Guardiola, Luca Toni e Roberto Baggio.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiI5TnZld2lWNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

A história foi relembrada pelo jornal Marca em entrevista de outro jogador envolvido em tal história. O argentino Andrés Yllana jogou com os três atletas na temporada 2001/02. E contou com a chegada de Baggio e Guardiola, mais a de Toni, agitaram os bastidores do time na época.

PUBLICIDADE

“A chegada do Baggio (na temporada 2000/01) e, depois, a do Guardiola, mudaram completamente o ambiente no Brescia. Parecíamos um time grande, onde antes só quatro ou cinco jornalistas nos cobriam, subiram para 40 ou 50 nos treinos”, disse Yllana, que trabalha hoje na comissão técnica do Tabor Sezana, da Eslovênia.

Presente ao clube desde 1999/2000, quando a equipe ainda estava na Serie B Italiana, o argentino viu as chegadas dos já consagrados Baggio e Guardiola ao ambiente do clube. Na primeira temporada na elite, já com Baggio, o time quase venceu a Copa Intertoto, classificatória para a Copa da Uefa. Depois, o catalão chegou e também abalou as estruturas do time.

“Juntar dois craques assim foi algo fora do comum para o Brescia e nos ajudou bastante. Os dois eram muito humildes, apesar de serem acima da média do elenco. Pep, por exemplo,  era mais comunicativo e gostava muito de mostrar o que queria no futebol. E Roberto era mais introvertido, mas fazia o difícil parecer fácil. Era um goleador autêntico, não gostava de passar mas de marcar gols”, afirmou Yllana.

Luca Toni, que ainda demoraria para brilhar no futebol, também chegou em 2001 ao Brescia. Naquela temporada, no entanto, o trio não conseguiu levar a equipe além de um 13ºlugar no Italiano. Ainda assim, Toni deixou 13 gols e Baggio outros 11 na competição.

PUBLICIDADE

“Éramos um time do Inter e íamos jogar de igual para a igual contra os grandes, ficar com a bola, tínhamos um elenco de jogadores de alto nível no futebol italiano e éramos fortes jogando em casa”, comentou o argentino.

LEIA MAIS

Por conta do coronavírus, Barcelona pode se recusar a disputar jogos nesta temporada, diz jornal

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Brescia)

PUBLICIDADE