Home Futebol Onde estão os companheiros da estreia de Lionel Messi?

Onde estão os companheiros da estreia de Lionel Messi?

Nesse ano Lionel Messi completa 17 anos como jogador profissional

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

Em novembro de 2003, o Barcelona enviou uma equipe alternativa para jogar contra o Porto em um amistoso de meio de temporada. Entre os jogadores, estava o jovem Messi, com apenas 16 anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram.

O técnico da época era Frank Rijkaard e ele colocou uma formação experimental em campo, afinal era apenas um amistoso e parte dos seus principais jogadores não tinham sequer viajado. No novo Estádio do Dragão, o Porto, comandado por José Mourinho, ganhou de 2 x 0. Vale lembrar que naquela temporada, os dragões foram campeões da Champions League.

PUBLICIDADE

Messi não começou a partida como titular, porém entrou no 15 minutos finais e criou duas chances. O craque demorou para ter outra oportunidade no time principal, mas aos poucos foi ganhando confiança até se tornar o único jogador que possui 6 bolas de ouro.

No entanto, o que houve com os outros jogadores do Barça que participaram desse amistoso? Vamos contar o que aconteceu com cada um deles.

Albert Jorquera

O goleiro daquele jogo e por muito tempo reserva de Victor Valdés. Jorquera fez 24 atuações pelo clube catalão, porém saiu em 2009, após ser esquecido com a contratação de José Pinto. Transferiu-se para o Girona, onde atuou até 2010 e acabou se aposentando com apenas 31 anos.

Jorquera passou a trabalhar na joalheria de sua família.

PUBLICIDADE

Oscar Lopez

Era lateral-direito e também foi uma revelação do Barça. No entanto, atuou apenas 13 vezes com a camisa catalã. Passou pela Lazio, Real Betis, Numancia, Gimnastic e Go Ahead Eagles (Time da Holanda), mas não se firmou em nenhum time. Também sofreu constantemente com lesões. Aposentou-se em 2012 com 32 anos.

Oleguer

Outro jogador da base do Barcelona, assim como Messi. Fez 175 atuações pelo clube entre 2002 e 2008. Transferiu-se para o Ajax, onde ficou até 2011 e depois encerrou a carreira. Ele ficou conhecido por ser a favor da independência da Catalunha e chegou a escrever vários artigos sobre o assunto.

Rafael Márquez

Um dos poucos jogadores da equipe principal do Barça. O zagueiro fez 242 jogos e deixou o clube em 2010. Aposentou-se em 2018, após o México ser eliminado pelo Brasil na Copa do Mundo de 2018. É o único jogador da história que foi capitão em cinco Copas do Mundo.

No fim da carreira se envolveu numa polêmica com o governo do EUA por supostamente ter envolvimento com um cartel de drogas mexicano.

PUBLICIDADE

Fernando Navarro

O Lateral-esquerdo fez 35 jogos pelo Barcelona. Foi transferido para o Mallorca, mas foi apenas no Sevilla que conseguiu destaque. Chegou a ser convocado para seleção espanhola e participou da campanha vitoriosa na Eurocopa de 2008. Aposentou-se em 2018, pois já não conseguia apresentar um bom futebol no Deportivo Lã Coruna.

Ramon Ros

Assim como Messi, Ramon fazia parte da equipe C do Barcelona. Atuou apenas uma vez pelo time da Catalunha e teve passagens apagadas pelo Sevilla, Numancia e Lleida. Aposentou-se apenas com 26 anos, já que não conseguiu manter regularidade.

Xavi

É justo dizer que ele atingiu o patamar de ídolo do clube catalão, se igualando a Messi, Ronaldinho, Iniesta e outros. Ele ganhou 32 troféus em sua carreira e é considerado por muitos um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Saiu do Barça para ir ao Al-Sadd do Quatar, onde se aposentou e depois virou técnico. Recentemente houve boatos sobre uma possível volta para o Camp Nou.

PUBLICIDADE

Sergio Santamaria

Prometia ser um bom jogador ao receber o prêmio de Bola de Ouro na Copa do Mundo Sub-17 de 1997. Entretanto, teve poucas chances no clube e logo foi negociado. Passou por Albacete, Saint Andreu, Logrones e vários outros clubes até se aposentar com 31 anos.

Gabri

Foi um jogador útil para o Barcelona entre os anos 1999 e 2006. Conseguia fazer várias funções em campo, como meio campo, zaga e lateral. Foi convocado para Eurocopa de 2004 e atuou três vez pela seleção espanhola.

Desde que se aposentou em 2014, Gabri se tornou treinador e tem trabalhado na categorias de base do Barça.

Luis Enrique

Estava no último ano de sua carreira. Também conseguia atuar em várias funções, como frente, laterais, meio e até de zagueiro. Enrique atuou 301 vezes pelo clube catalão, mas retornou uma década depois para conquistar a Champions com uma equipe já liderada por Lionel Messi.

PUBLICIDADE

Luis Garcia

Acabava de retornar ao clube após ser recontratado, porém fez apenas 7 gols e 9 assistências na sua única temporada pelo time catalão. Transferiu-se para o Liverpool para ser um dos pilares do quinto título da Champions League. No entanto, após sair do time inglês não conseguiu repetir as boas atuações.

LEIA MAIS: 

Messi foi o jogador mais difícil que enfrentei, diz Van Dijk

Ancelotti monta seleção com melhores jogadores que treinou

PUBLICIDADE