Home Futebol Os 50 melhores jogos da história: Nigéria 4×3 Brasil Jogos Olímpicos 1996

Os 50 melhores jogos da história: Nigéria 4×3 Brasil Jogos Olímpicos 1996

O jornal esportivo diário “Marca“, da Espanha, está listando os 50 melhores jogos da história do futebol. Através do jornalista Julio ‘Maldini’ Maldonado, grandes duelos estão sendo lembrados. Nesta sexta-feira, a partida da vez foi a semifinal futebolística dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 disputada entre Brasil e Nigéria.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Grande jogo da década de 1990 entrou para lista do jornalista Julio ‘Maldini’ Maldonado, do “Marca”

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar de não ser uma competição referencial no mundo do futebol, as Olimpíadas conquistaram um lugar no ranking do periódico espanhol com bastante autoridade. O duelo em questão reuniu uma verdadeira legião de craques. Nomes como Ronaldo, Bebeto, Roberto Carlos, Rivaldo, Okocha e Kanu disputaram aquela partida.

Relembre o jogo, considerado um dos 50 melhores jogos da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogo

A seleção canarinho ostentava amplo favoritismo ante os nigerianos. Porém, dentro de campo o que se viu foi um confronto extremamente equilibrado. Um 4 a 3 de tirar o fôlego com defesa de pênalti, tento anulado, prorrogação e até gol de ouro.

Na ocasião, o Brasil entrou em campo escalado assim: Dida; Zé Maria, Aldair, Ronaldo Guiaro e Roberto Carlos; Zé Elias, Flávio Conceição, Amaral e Juninho Paulista; Bebeto e Ronaldo. Além deles, entraram no segundo tempo Rivaldo e Sávio nos lugares de Juninho Paulista e Ronaldo, respectivamente.

Do outro lado estavam as Super Águias, que subiram ao gramado do Sanford Stadium como azarões. Os 11 iniciais eram esses: Dosu; Oparaku, Okechukwu, West e Babayaro; Lawal, Amunike, Babangida e Okocha; Amokachi e Kanu. Na etapa completar ingressaram na equipe Oruma, Fatusi e Ikpeba substituindo, respectivamente, Oparaku, Babangida e Amunike.

PUBLICIDADE

Os mais de 70 mil espectadores assistiram a um duelo frenético desde o início. Logo no primeiro minuto de jogo, Flávio Conceição, em cobrança de falta da intermediária, chutou forte e contou com um desvio no meio do caminho para vencer o goleiro Dosu e inaugurar o placar. Pouco tempo depois, porém, Babayaro encarou a marcação brasileira sozinho e chutou cruzado. Na pequena área, a bola encontrou a perna direita de Roberto Carlos e morreu no fundo do gol. Era o empate.

PUBLICIDADE

Apesar disso, a seleção brasileira não se abateu. E após bela jogada individual de Ronaldo, Bebeto pegou o rebote e colocou o Brasil de novo na frente. Mas os jogadores trajados de verde e amarelo queriam mais. Então, 10 minutos depois Flávio Conceição anotou o segundo dele e o terceiro da sua equipe. Brasil 3 a 1 na Nigéria. Tudo isso somente no primeiro tempo.

Segunto tempo

Veio os 45 minutos finais e com eles a reação africana. Aliás, só a Nigéria marcou na etapa complementar, mas demorou. As Super Águias conseguiram diminuir o placar apenas no minuto 33. Ikpeba, que havia acabado de entrar, chutou cruzado de fora da grande área e venceu Dida. Antes, entretanto, Juninho Paulista teve gol bem anulado e Okocha, camisa 10 da Nigéria, teve um pênalti defendido pelo goleiro brasileiro.

A partir daí, o embate ficou ainda mais emocionante. Os nigerianos tinham pouco tempo para buscar um empate e levar o confronto para a prorrogação. Já os brasileiros precisavam segurar o ímpeto do adversário e, assim, conquistar a vaga à final. Então, no último minuto do tempo regulamentar, o atacante Kanu atestou que a posição na finalíssima seria disputada no tempo extra.

A prorrogação

Cheia de moral, a Nigéria começou a prorrogação com tudo. Sendo assim, não deu chances para o Brasil. Logo aos quatro minutos, brilhou novamente a estrela do herói nigeriano Kanu. O atacante recebeu na entrada da área, limpou a marcação e bateu firme de perna esquerda para selar, com o gol de ouro, o triunfo e garantir uma posição na final do torneio para as Super Águias.

PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com ‘Maldini’, Nigéria 4 x 3 Brasil merece estar na lista dos 50 melhores jogos da história.

Veja os gols de Nigéria 4×3 Brasil abaixo no vídeo produzido pelo “Marca“:

Vale ressaltar que a seleção nigeriana conquistou a medalha de ouro da Olimpíada de Atlanta ao vencer a Argentina na final.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

“Maior jogo do mundo” decidiu título brasileiro de 1962

Palmeiras homenageia Ademir da Guia

Better Collective