Home Futebol Paulistão viveria semana decisiva se não tivesse sido paralisado

Paulistão viveria semana decisiva se não tivesse sido paralisado

Certame tinha o Santo André como dono da melhor campanha geral

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A pandemia do coronavírus deixou o futebol em um cenário de total indefinição pelos quatro cantos do mundo. Tido como um dos principais competições estaduais do Brasil, o Paulistão acabou sendo interrompido em sua 10ª rodada de disputa da primeira fase – restando dois compromissos para cada equipe antes do início do mata-mata – justamente há um mês.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJSanBKdXM1MSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Se o cronograma tivesse sido mantido conforme o planejamento previsto pela FPF, o Paulistão estaria em sua reta decisiva, vivenciando assim a semana “pré-final” da disputa. A etapa inicial do certame tinha o seu término fixado para o dia 1º de abril (quarta) e já teria o começo do mata-mata no final de semana sequente, no caso dia 05 de abril – com jogos apenas de ida.

PUBLICIDADE

A semifinal, por exemplo, teria sido realizada no último fim de semana, também em confronto único. Ou seja, nessas alturas já conheceríamos os dois finalistas, que iniciariam a briga pelo título no dia 19, com a volta prevista para o dia 26, ambas datas em um domingo.

Em entrevista ao programa Fox Sports, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, reiterou o compromisso de lutar para que o Paulistão seja concluído, mesmo diante de toda a situação de indefinição e ameaça de cancelamento que os Estaduais vivem.

“Apesar de alguns não acreditarem ou quererem, todos os campeonatos que começaram vão terminar. Isso é fato. É a grande vontade da maioria dos clubes, mas só vamos voltar a jogar de acordo com as orientações da medicina, da ciência e das autoridades públicas. Não tem asteriscos, vamos terminar, não sabemos quando, não estamos marcando data, dia, hora, mas não há nenhuma possibilidade de casuísmo, de decidir com a caneta. Futebol se decide dentro de campo e é assim que ele será decidido, dentro de campo”, disse o mandatário da FPF.

VEJA O CRONOGRAMA ANTERIOR

PUBLICIDADE

1º de abril – fim da Primeira Fase

05 de abril – Quartas de final

12 de abril – Semifinal

19 de abril – Primeiro jogo da final

PUBLICIDADE

26 de abril – Segundo jogo da final

COMO ESTAVA O PAULISTÃO?

Restando duas rodadas para o término da primeira fase, o certame paulista já tinha São Paulo e Bragantino classificados. Santos e Palmeiras estavam bem próximo do avanço, enquanto o Corinthians estava com o alerta mais do que aceso, não dependendo apenas de suas forças para evitar o fracasso da eliminação precoce.

LEIA MAIS: