Home Futebol Por onde andam os campeões da Copa das Confederações de 2009 com o Brasil?

Por onde andam os campeões da Copa das Confederações de 2009 com o Brasil?

Kaká, Luis Fabiano e Lúcio estavam entre os destaques do futebol brasileiro no título conquistado na África do Sul

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Mesmo após estar perdendo por 2 a 0, o Brasil virou o jogo contra os Estados Unidos e foi campeão da Copa das Confederações de 2009, disputada na África do Sul, um ano antes da Copa do Mundo. O gol do título foi marcado pelo zagueiro Lúcio, aos 34 minutos do segundo tempo, decretando o placar de 3 a 2. Mas por onde será que os nomes daquele título estão?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

1 – Júlio César: parou de jogar em 2018, quando realizou um jogo de despedida pelo Flamengo, clube que o revelou para o futebol.

2 – Maicon: o último clube que defendeu foi o Criciúma, em 2019. Maicon também passou pelo Avaí em 2017, logo após retornar do futebol europeu.

PUBLICIDADE

3 – Lúcio: se aposentou do futebol em janeiro deste ano. O último clube foi o Brasiliense, que defendeu por duas temporadas. Além do título de 2009, Lúcio era titular na zaga do Brasil no pentacampeonato de 2002.

4 – Juan: pendurou as chuteiras em 2019, após o duelo Flamengo x Cruzeiro, pelo Brasileirão. No início de abril, Juan decidiu leiloar uma camisa que usou na Seleção Brasileira, visando reverter o valor em ajuda contra o coronavírus.

5 – Felipe Melo: é jogador do Palmeiras. Felipe Melo também esteve com o Brasil na Copa do Mundo de 2010, caindo nas quartas de final para a Holanda.

6 – Kléber: se aposentou em 2014, após rápida passagem pelo Figueirense. Quando convocado em 2009, Kléber era um dos destaques do Internacional, que conquistou a Libertadores no ano seguinte.

PUBLICIDADE

7 – Elano: é o treinador da Inter de Limeira, clube que jogou nas categorias de base, antes de ir para o Santos. Logo que se aposentou, Elano integrou a comissão técnica do Peixe, sendo técnico interino em algumas partidas do Brasileirão. Também teve passagem como comentarista na ESPN Brasil.

8 – Gilberto Silva: anunciou aposentadoria em 2015, após defender o Atlético-MG. É embaixador do Arsenal, clube onde disputou 244 jogos entre 2002 e 2008.

9 – Luis Fabiano: o último clube foi o Vasco, em 2017. A parte física tem sido um problema para Luis Fabiano, que segue em atividade aos 39 anos, mas sem clube.

Brasil

Luis Fabiano foi artilheiro da Copa das Confederações de 2009 com 5 gols (Foto: Alex Livesey/Getty Images)

10 – Kaká: realizou um estágio no São Paulo visando a carreira de dirigente. O último clube onde Kaká jogou foi o Orlando City, em 2017.

PUBLICIDADE

11 – Robinho: joga no futebol turco desde 2018. Atualmente está no İstanbul Başakşehir. Quando convocado em 2009, Robinho era jogador do Manchester City.

12 – Victor: defende o Atlético-MG desde 2012, tendo conquistado títulos importantes, como Libertadores e Copa do Brasil. Em 2009, quando foi convocado, Victor era goleiro titular do Grêmio.

13 – Daniel Alves: é jogador do São Paulo, que o contratou no segundo semestre de 2019. O lateral foi decisivo para o Brasil na semifinal contra a anfitriã África do Sul, quando marcou de falta o gol que classificou o time de Dunga.

14 – Luisão: é embaixador do Benfica, time em que jogou por 15 anos consecutivos. Luisão era reserva na Seleção, mas compôs a zaga ao lado de Lúcio após Juan se lesionar.

PUBLICIDADE

15 – Miranda: joga no Jiangsu Suning, da China, desde julho de 2019. Miranda era destaque do São Paulo quando foi convocado para o torneio na África do Sul.

16 – André Santos: se aposentou do futebol em 2018, após atuar pelo Figueirense. É dono da empresa S27, que fechou parceria com o Clube Atlético Metropolitano, da cidade catarinense de Blumenau.

17 – Josué: anunciou o fim da carreira em 2015, quando terminou o vínculo com o Atlético-MG. Assim como André Santos, segue trabalhando no futebol, mas agora agenciando a carreira de atletas.

Brasil

Felipe Melo e Gilberto Silva formavam a dupla de volantes do Brasil em 2009 (Foto: Lefty Shivambu/Gallo Images/Getty Images)

18 – Ramires: é jogador do Palmeiras desde a temporada 2019. Em 2009, Ramires foi comprado pelo Benfica, logo após se destacar com a camisa do Cruzeiro.

PUBLICIDADE

19 – Júlio Baptista: é técnico da equipe B do Valladolid, da Espanha. Revelado pelo São Paulo, Júlio Baptista atuava pela Roma quando foi chamado para representar o Brasil na Copa das Confederações de 2009.

20 – Kléberson: trabalha nas categorias de base do Philadelphia Union, dos Estados Unidos. Destaque do Brasil no Penta, em 2002, Kléberson pendurou as chuteiras em 2017, após passagem pelo também americano Fort Lauderdale Strikers.

21 – Alexandre Pato: joga no São Paulo ao lado de Daniel Alves. Quando convocado em 2009, Pato atuava no Milan, clube que defendeu por cinco temporadas.

22 – Nilmar: teve breve passagem pelo Santos em 2017. Desde então, Nilmar luta contra uma depressão. O atacante era reserva do Brasil em 2009 e se destacou com as camisas de Internacional e Corinthians.

PUBLICIDADE

23 – Gomes: joga no Watford desde 2014. Revelado pelo Cruzeiro, Gomes tem passagens por PSV, Tottenham e Hoffenheim.

Dunga: está sem clube desde que treinou a Seleção Brasileira em 2016. Ao lado do zagueiro Paulo Miranda, Dunga tem distribuído alimentos para populações carentes de Porto Alegre, visando o combate ao coronavírus.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Roubaram a cena! 10 jogadores que brilharam em decisões do Mundial de Clubes

Ficaram no quase! 7 seleções que roubaram a cena na Copa do Mundo e não foram campeãs

PUBLICIDADE

9 jogadores que brilharam na Copa do Mundo e você nem lembra