Home Tênis Presidente da ATP admite possibilidade de não haver mais tênis em 2020: “Tudo é hipotético”

Presidente da ATP admite possibilidade de não haver mais tênis em 2020: “Tudo é hipotético”

Andrea Gaudenzi analisou a atual situação do circuito profissional, paralisado por conta da pandemia de coronavírus

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

O presidente da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), Andrea Gaudenzi, falou nesta quarta-feira (08) sobre o planejamento para o futuro do circuito profissional de tênis, paralisado desde março por conta da pandemia de coronavírus. Em entrevista veiculada pelo site português Bola Amarela, o italiano admitiu a possibilidade de o esporte não ser retomado em 2020, e analisou o polêmico adiamento de Roland Garros.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Siga AO VIVO as últimas notícias do coronavírus no esporte

Roland Garros e futuro do circuito ATP

O presidente da ATP começou sua análise opinando sobre a mudança promovida por Roland Garros. Inicialmente agendado para maio, o Grand Slam francês foi transferido para o final de setembro em decorrência da crise do coronavírus. A medida, porém, irritou vários tenistas, que acusaram a organização do evento de ter tomado “decisão unilateral”.

PUBLICIDADE

“A ‘jogada’ de Roland Garros é compreensível. Eu assisti ao discurso do presidente Macron e ele foi muito direto sobre a situação vivida na França, pelo que os seus eleitores entraram em pânico e a Federação Francesa sentiu o desejo de ‘plantar’ a sua bandeira naquele momento de setembro, independentemente do que pudesse acontecer. Isso, por sua vez, desencadeou uma conversa muito aberta e franca com os presidentes de outras partes interessadas, e chegamos à conclusão de que todos fazemos parte da mesma história e moramos no mesmo condomínio. Portanto, não há espaço para decisões unilaterais”, disse. 

Após a exposição de seu ponto de vista, Gaudenzi admitiu as dificuldades para o possível retorno do tênis em 2020.

PUBLICIDADE

Ninguém sabe quando poderemos retomar a competição, por isso não faz sentido falar sobre agosto ou setembro. Tudo é hipotético. Então, não adianta bater com a cabeça na parede por algo que pode não ocorrer, porque pode muito bem acontecer de o tênis não voltar este ano”, afirmou. 

A suspensão do circuito ATP é válida até o dia 13 de julho. O prazo, porém, poderá ser alterado em decorrência do avanço da crise mundial de saúde.

Planos para o futuro

Apesar do pessimismo demonstrado, Andrea Gaudenzi detalhou seus planos para o restante do ano.

“O nosso princípio de operação é muito simples: temos que tentar jogar o maior número de torneios que pudermos nas semanas que temos à nossa disposição, a fim de preservar as classificações, os prêmios monetários, e acima de tudo, a fim de proporcionar entretenimento para os nossos espectadores. Eu represento a ATP, mas os Grand Slams são os Grand Slams. Temos a ATP Finals em novembro, mas meu desejo é que os jogadores de Londres tenham a chance de provar que são os melhores em três Grand Slams e sete eventos Master 1000 e que seremos capazes de coroar o melhor jogador do mundo, como costumamos fazer”, declarou.

PUBLICIDADE

O presidente da ATP também revelou que a ideia atual possui o aval do “Big Three”.

“Os jogadores concordaram comigo. Conversei com todos os membros do Conselho de Jogadores, conversei com Roger (Federer), Rafa (Nadal) e Djokovic. Todos concordam que nossa filosofia deve ser a de sediar os eventos de maior prestígio”, frisou.

Por fim, o italiano trouxe maiores detalhes de seu planejamento.

“Idealmente, gostaríamos de remarcar dois Masters 1000 de saibro, antes ou depois de Roland Garros”, concluiu.

PUBLICIDADE

Leia mais: Nadal faz nova doação para ajudar no combate à pandemia de coronavírus

Médico de Nova York responde desafio de Roger Federer e mostra talento