Home Vida Saudável Saiba como a proteína age no organismo e em quais alimentos encontrá-la

Saiba como a proteína age no organismo e em quais alimentos encontrá-la

Nutriente é essencial para o revestimento muscular do nosso corpo

Leonardo Pimenta Santos Cruz
Colaborador do Torcedores.com.

Sempre ouvimos falar que proteínas são importantes e que ela está presente em alguns alimentos. Mas, afinal, o que é uma proteína? E em quais alimentos eu posso encontrá-la?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiIyTE1uRXpzZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A proteína é uma molécula grande formada por aminoácidos. Ela possui um papel estrutural no organismo, sendo importante para a construção e reparação muscular, formação de células, tecidos, alguns hormônios e outras estruturas do corpo. Nosso organismo usa os aminoácidos das proteínas que ingerimos para desempenhar suas funções.

PUBLICIDADE

Existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes proteínas. Chamamos de polipeptídio uma grande cadeia de aminoácidos. Cada proteína é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas, a cadeia que resulta da união de vários aminoácidos.

Entre as funções que se tem com as proteínas, podemos citar: a atuação como enzimas, que atua na quebra de amido, e a lactase, que atua na quebra de lactose; Contração muscular; Hormônios; Anticorpos; Transporte de oxigênio.

Podem-se classificar as proteínas em dois principais tipos: a proteína animal e a vegetal, a qual o grupo vegano e vegetariano da população poderá se alimentar dela.

Portanto, é encontrada a proteína animal em alimentos como: carne de frango, carne de vaca, queijo, salmão grelhado, ovo, iogurte e leite.

PUBLICIDADE

Já a proteína vegetal é encontrada em alimentos como: soja, lentilhas, tofu, feijão, ervilhas e arroz cozido.

LEIA MAIS

Saiba quais alimentos ajudam a amenizar os sintomas da menopausa

Quarentena e saúde: como repor os níveis de Vitamina D?

PUBLICIDADE