Home Basquete Raulzinho, Felício e Caboclo: o desempenho do trio brasileiro na NBA até a paralisação

Raulzinho, Felício e Caboclo: o desempenho do trio brasileiro na NBA até a paralisação

Brasileiros lidam com minutos reduzidos, elencos enxutos e incertezas sobre a continuação após crise do coronavírus

Alexandre Victor Lima Serafim
Fascinado por esporte.
PUBLICIDADE

Com o cancelamento de todas as atividades relacionadas à NBA por período indeterminado, muitas franquias buscam maneiras de cortar custos e ao mesmo tempo, se manterem competitivas até a reabertura da temporada. Relembre como os brasileiros se saíram até agora.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Bruno Caboclo

Na primeira temporada com o Houston Rockets, o brasileiro está tendo menos minutos, pontos, rebotes e assistências em comparação com as médias na carreira. Em seu quarto time na NBA e com passagem pela liga de desenvolvimento, Bruno Caboclo está abaixo do desempenho que teve quando disputou a última temporada com o Memphis Grizzlies.

PUBLICIDADE

Quando estava em Memphis, Caboclo tinha média de 23 minutos por jogo e somava 8.5 pontos e 4.5 rebotes, maiores marcas da carreira, com destaque para sua atuação de 24 pontos diante do Oklahoma City Thunder, em março de 2019.

Durante o período de paralisação, o atleta posta com frequência em suas redes sociais, relembrando diversos momentos em seu time da liga  de desenvolvimento e na Equipe de base do Pinheiros, onde iniciou sua caminhada no esporte.

Cristiano Felicio

Com mais minutagem entre os brasileiros, o pivô está na quinta temporada consecutiva com o Chicago Bulls e tem quase 18 minutos por partida. A pontuação é inferior à média na carreira dentro da liga: 3,9 pontos por jogo, explicado pela redução no número de arremessos de quadra e lances livres tentados.

PUBLICIDADE

Na defesa sua presença é mais cobrada, com médias inferiores a 1 toco e roubo de bola por partida. A equipe se encontra na 11ª posição da Conferência Leste, com 22 vitórias e 43 derrotas, campanha abaixo dos 50% aproveitamento pelo terceiro ano consecutivo.

Com contrato até o final da próxima temporada, a franquia de Chicago ainda não se manifestou sobre o futuro de Felício.

Raul Neto

Mais conhecido pela torcida como Raulzinho, o brasileiro é o terceiro armador na rotação do Philadelphia 76ers. Suas médias ainda não destoam do desempenho pelo Utah Jazz, time onde atuou durante seus quatro primeiros anos na liga. Até agora atuou em 49 jogos, maior quantidade na carreira desde o ano de calouro.

PUBLICIDADE

Com médias de 4,3 pontos, 1 rebote e 1.5 assistência por jogo, seu estilo se adapta às necessidades ofensivas da equipe, tendo menos minutos (11) e tentativas de arremesso, piores marcas desde a temporada 2016-17. A melhor atuação veio contra a equipe de pior campanha na NBA até o momento, anotando 19 pontos dentro de casa em cima do Golden State Warriors.  

O armador de 27 anos assinou com a equipe apenas por essa temporada, sendo possível alvo para novos mercados. Durante a parada causada pelo coronavírus, Raulzinho postou treinos realizados em sua casa e se juntou a outros jogadores da equipe, doando recursos e ajuda para o auxílio dos mais afetados pela pandemia. 

LEIA MAIS SOBRE NBA

NBA pode sofrer novo encurtamento de temporada
NBA: Destaque, Onyeka Okongwu se declara apto para o draft 2020