Home Futebol Elano, Ricardinho e mais: os maiores cobradores de falta deste século no Santos

Elano, Ricardinho e mais: os maiores cobradores de falta deste século no Santos

Confira grandes nomes da história recente do Peixe que dominavam a bola parada

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Ao longo do tempo, o futebol mundial produziu inúmeros grandes cobradores de falta. Entre Zico, Beckham e até Messi e Neymar, bola parada é sinônimo de gol. Apesar disso, os gols de bola parada passaram a ser cada vez mais raros dentro das quatro linhas. Porém, neste século o Santos foi agraciado com pés calibrados em meio às infrações marcadas.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5bVVYYWpkTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

No Peixe, de 2001 a 2020, 10 jogadores permitiam (e um ainda permite) ao torcedor santista ficar com o grito de gol entalado na garganta após o árbitro apitar uma falta. Sendo assim, o Torcedores.com decidiu listar os atletas alvinegros e a quantidade de tentos de cada um. Tem ídolo, zagueiro campeão brasileiro e até gringo no ranking. Confira abaixo a lista com os maiores cobradores de falta do Santos no século:

PUBLICIDADE

1 – Ricardinho (6 gols)

Campeão brasileiro com o clube em 2004, o ex-meia Ricardinho era um exímio cobrador de falta. Pelo Santos, o atual comentarista anotou seis gols dessa forma.

2 – Kléber (6 gols)

Entre lateral esquerdo e camisa 10, Kléber foi muito importante nos tempos de escassez de títulos do Peixe – antes da Era Neymar, Robinho, Ganso e companhia. Batendo faltas com a camisa santista foram seis tentos.

3 – Elano (6 gols)

Ídolo do clube da baixada santista, Elano era mais um que pegava bem na bola. Em suas três passagens pela Vila Belmiro, deixou sua marca na bola parada seis vezes.

4 – Alex (5 gols)

Ao contrário dos três primeiros dessa lista, Alex não abusava da categoria para bater faltas. A maneira de atingir o gol adversário era na “violência”. No melhor estilo Roberto Carlos, o ex-zagueiro balançou as redes em cinco oportunidades.

PUBLICIDADE

5 – Rodrigo Tabata (5 gols)

Revelado pelo Paulista de Jundiaí e atualmente no Al-Rayyan do Catar, Tabata passou pelo Santos entre os anos de 2006 e 2008. Nesse período, guardou cinco gols em cobranças de falta.

6 – Molina (4 gols)

Duas temporadas foram suficientes para o colombiano entrar na lista de melhores estrangeiros da história do Peixe. De 2008 a 2009, o ex-camisa 1o santista fez quatro gols de falta.

7 – Madson (4 gols)

Coadjuvante no Santos de Neymar, Robinho e companhia, Madson, a exemplo de Molina, também marcou quatro gols cobrando infrações. Baixinho e canhoto, o meia sempre teve um bom chute.

8 – Robert (4 gols)

Membro do meio-campo santista ao lado de Giovanni na campanha do vice do Campeonato Brasileiro de 1995, Robert venceu os goleiros adversários em batidas de falta quatro vezes.

PUBLICIDADE

9 – André Luis (4 gols)

Dupla de Alex na defesa campeã brasileira de 2002, as “Torres Gêmeas”, André Luis, assim como seu parceiro de zaga, usava a força e a potência em suas cobranças de falta. Dessa maneira guardou quatro tentos.

10 – Carlos Sánchez (3 gols)

Fechando o Top-10 está o atual camisa sete do elenco comandado por Jesualdo Ferreiro. O uruguaio Carlos Sánchez, além de exercer liderança técnica na equipe, também é o principal homem da bola parada santista. Até o momento, os seus três gols de falta o colocaram nessa lista.

LEIA MAIS: 

“Maior jogo do mundo” decidiu título brasileiro de 1962

PUBLICIDADE

10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola