Home Futebol 9 técnicos que revolucionaram o jeito de jogar futebol

9 técnicos que revolucionaram o jeito de jogar futebol

Alguns métodos apareceram ao longo do tempo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Vários técnicos aparecem para mudarem simplesmente a história do futebol e revolucionam o jeito do esporte ser praticado.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja abaixo 9 técnicos que revolucionaram o futebol:

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJPOHZzQXhtUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Herbert Chapman
Técnico de futebol no início da profissionalização do futebol, foi campeão inglês pelo Arsenal e inventou simplesmente a visão tática do futebol. Foi um dos primeiros a mostrar preocupação com a preparação física e fazia seus times parecem praticar outro esporte em uma época que a Inglaterra engatinhava no futebol.

Karl Rappan
Em uma época que o futebol valorizava o ataque e os times chegavam a entrar em campo com cinco atacantes – ou mais -, Rappan comandou o primeiro “ferrolho suíço”, apelido que é levado até hoje pela seleção da Suíça, na Copa do Mundo de 1938. O técnico foi simplesmente o criador da retranca ao perceber que é mais fácil vencer uma partida não levando gols do que fazendo o máximo possível.

Gusztáv Sebes
Para muitos, o húngaro foi o responsável por transformar de vez o futebol na década de 50, isso porque foi ele o grande expoente da preparação física. Transformou a Hungria da época em uma máquina, que passava por cima dos adversários durante os 90 minutos – mesmo assim perdeu a final da Copa do Mundo de 1954. Além disso, Sebes ainda construiu o famoso 4-2-4, que durou no futebol por muitos anos e foi o predecessor dos tradicionais 4-4-2 e 4-3-3.

Rinus Michels
Criador do “Carrossel Holandês”, revolucionou o futebol de uma maneira inesperada na década de 1970, especialmente por formar os atletas coringas. Transformou o Ajax em potência na Europa e mudou a história do futebol holandês.

PUBLICIDADE

Mario Jorge Lobo Zagallo
Único brasileiro da lista, Zagallo revolucionou o futebol na Copa de 1970, ao mostrar para o mundo que era possível jogar sem um centroavante de referência – discussão que dura até os dias de hoje – e com vários atletas da mesma posição. Foi ele o responsável por escalar cinco camisas 10 juntos no time titular do Brasil campeão do mundo: Tostão, Rivellino, Jairzinho, Gérson e Pelé.

Johan Cruyff
Cria de Rinus Michels, Cruyff é um dos grandes gênios da história do futebol e mostrou isso como técnico do Barcelona. Foi ele o primeiro a ter a ideia de criar uma filosofia no clube, deixando de lado as trocas aleatórias no comando. Há mais de 30 anos o clube catalão segue o mesmo modelo e se tornou multicampeão. Vários clubes tentam inventar o próprio método com base no modelo de Cruyff.

Zdenek Zeman
Talvez o menos conhecido da lista, mas o mais responsável pelo atual futebol mundial, Zeman inventou o 4-3-3 moderno, com pontas que retraem para ajudar os laterais e com meias centrais. O método ficou conhecido como “Zemanland”, já que o técnico comandava o modesto Foggia, da Itália, e nem sempre conseguia resultados. Porém, após passagens por Lazio, Roma e Galatasaray, mostrou a importância do sistema tático, que atualmente é utilizado por várias equipes no mundo.

Pep Guardiola
O técnico do Manchester City revolucionou o mundo da bola ao comandar o Barcelona, já que foi a pessoa a modernizar o método de Cruyff e a colocar em prática o ‘tiki-taka’, que chegou à seleção espanhola e virou objetivo para vários clubes no mundo. É considerado o principal técnico do futebol mundial atualmente.

PUBLICIDADE

José Mourinho
Se Rappan criou a retranca, Mourinho criou nada menos que o “park the bus”, ou simplesmente “estacione o ônibus”. Foi assim que o técnico conseguiu vencer times muito mais fortes e conquistou grandes títulos como a Liga dos Campeões de 2010 com a Inter de Milão. Foi um revolucionário dos sistemas defensivos e multicampeão.

Leia mais:
Sérgio convidou Marcos para morar em sua casa poucos dias após casar; conheça uma das histórias mais cômicas dos ídolos do Palmeiras