Home Futebol Bravura e raça: conheça o Mosqueteiro, mascote do Grêmio

Bravura e raça: conheça o Mosqueteiro, mascote do Grêmio

Criado em 1946, mascote do Grêmio teve inspiração de cartunista em símbolo de clube paulista que já havia adotado o símbolo anteriormente

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Um dos principais símbolos do Grêmio é o Mosqueteiro. O mascote do Tricolor Gaúcho existe desde 1946 e foi com objetivo de apresentar um símbolo que representasse tudo o que a torcida gremista entende do clube. Com isso, o símbolo de raça e bravura são dois dos principais significados do Mosqueteiro.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJSanlQT1dhWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

A ideia do Mosqueteiro foi idealizada pelo chargista Pompeu – conhecido pelo trabalho no Jornal Folha da Tarde, em 1946. O intuito era relembrar a história dos contos de Alexandre Dumas e apresentar o espírito de união entre jogadores, diretoria e torcedores, além de ser um símbolo de bravura e raça. A primeira apresentação do mascote foi através de um boneco e em pouco tempo ganhou o coração da torcida.

PUBLICIDADE

Com a popularização do futebol gremista, a torcida cresceu e levou o Mosqueteiro para as arquibancadas em faixas. A atitude da torcida foi tão marcante que além do Mosqueteiro, a frase presente na faixa que trazia os dizeres “Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver” entrou para o hino oficial de Lupicínio Rodrigues. Um outro detalhe que identificou ainda mais o mascote com o clube foi adotar as três cores presente no uniforme gremista para a vestimenta do personagem.

Desde então, o Mosqueteiro virou o símbolo do Grêmio e acompanha o time em todas as partidas que o clube realiza. Além de importante para os torcedores adultos, o mascote faz muito sucesso entre as crianças pela forma cartoonizada.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

De Eurico Lara a Danrlei: conheça os goleiros que mais atuaram pelo Grêmio

Ex-atacante do Grêmio lembra avalanche no Olímpico e relata saudades da torcida: “Sempre está presente onde o time joga”

Desabafo de Douglas Costa, retorno de Diego Souza após coronavírus e elogios a Ferreira: as últimas notícias do Grêmio