Home Futebol Da Juventus da Mooca ao time da Volkswagen: veja clubes que foram fundados por funcionários de empresas

Da Juventus da Mooca ao time da Volkswagen: veja clubes que foram fundados por funcionários de empresas

Torcedores.com lista equipes com origem em trabalhadores de empresas, desde o Juventus, em São Paulo, até grandes europeus, como o Arsenal

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Não são poucos os times de futebol que nascem dentro de uma empresa. Funcionários de alguma corporação resolvem se reunir e fundar um clube. Em vários casos, são equipes com muita história, até centenárias. No Brasil, um exemplo é o Clube Atlético Juventus, ou Juventus da Mooca.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Tudo começou nos anos 1920. No bairro da Mooca, em São Paulo, existia o Cotonifício Crespi, uma indústria têxtil. Em uma ação entre funcionários da empresa e o proprietário, Rodolfo Crespi, surgiu o Cotonifício Rodolfo Crespi Futebol Clube, em 1924. Seis anos mais tarde, a equipe teve seu nome alterado para Clube Atlético Juventus. Uma homenagem ao famoso time italiano de Turim.

PUBLICIDADE

Visto isso, o Torcedores.com lista outros times que foram fundados por funcionários de empresas. Confira:

Arsenal

Um dos mais tradicionais clubes ingleses, foi fundado em 1886. Um grupo de trabalhadores de uma fábrica de armamentos de Woolwich, no sudeste Londres, resolveu criar um time de futebol. Assim, nascia o Dial Square.

PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, a equipe, além de se mudar para o norte de Londres, adotou outras nomenclaturas: Royal Arsenal, Woolwich Arsenal e The Arsenal. Em 1919, enfim, foi alterado apenas para Arsenal, nome atual.

PSV

A sigla PSV significa Philips Sport Vereniging (em português, Associação Desportiva Philips). Em 1913, o clube foi fundado por operários da empresa holandesa do ramo tecnológico, com sede em Eindhoven.

Jorge Wilstermann

O time boliviano teve fundação em 1949. Na ocasião, funcionários da companhia aérea Lloyd Aéreo Boliviano criaram o Club Deportivo y Cultural LAB. Quatro anos mais tarde, mudou o nome para Jorge Wilstermann, em homenagem ao primeiro piloto comercial da Bolívia.

Bayer Leverkusen

A Bayer é uma famosa empresa farmacêutica, fundada em 1863 na Alemanha. Com sede na cidade de Leverkusen, funcionários da organização solicitaram, em 1903, a criação de um clube esportivo. No ano seguinte, o pedido foi aceito, e o Bayer 04 Leverkusen foi fundado.

PUBLICIDADE

Wolfsburg

A cidade de Wolfsburg e o time homônimo têm relação direta com a Volkswagen. Em 1938, o município foi fundado para abrigar funcionários da empresa. O clube tem sua fundação oficial datada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.

Na época, as condições precárias da equipe, decorrente dos poucos recursos financeiros, quase a levaram à extinção. Porém, se manteve firme e, anos mais tarde, passou a ser administrado pela Volkswagen, que dá, inclusive, nome ao estádio do clube.

LEIA TAMBÉM
Zé Roberto, Juan e mais: veja brasileiros que fizeram história no Bayer Leverkusen