De Juninho a Firmino: veja brasileiros com sucesso no Campeonato Inglês

Considerada uma das melhores ligas de futebol do mundo, o Campeonato Inglês tem em sua história brasileiros que fizeram sucesso

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Getty Images

A volta do Campeonato Inglês é uma realidade. O governo britânico deu autorização e o retorno pode acontecer em junho. No campo, nove rodadas ainda precisam ser disputadas. No entanto, com relação ao título, o Liverpool já é o virtual campeão. Aliás, no elenco da equipe, alguns brasileiros fazem sucesso, como Alisson e Firmino.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Na história, o futebol na terra da Rainha viu alguns brasileiros fazerem sucesso. O primeiro é Juninho Paulista, que, com três passagens pelo Middlesbrough (de 1995 a 1997, 1999 a 2000 e 2002 a 2004), se tornou ídolo do clube. Outros foram campeões e também deixaram sua marca. Além de exemplos de bons desempenhos em campo.

Veja abaixo a lista de alguns brasileiros que brilharam no Campeonato Inglês:

Juninho Paulista (Middlesbrough)

Foram três passagens pelo Boro – de 1995 a 1997, 1999 a 2000 e 2002 a 2004. Na temporada 1996/1997, mesmo com o rebaixamento de sua equipe, Juninho foi eleito o melhor jogador do campeonato inglês. Até hoje, nenhum outro brasileiro atingiu esse feito.

Gilberto Silva (Arsenal)

Pentacampeão com a Seleção em 2002, o volante foi para os Gunners logo em seguida. Na épica campanha do time treinado por Arsene Wenger em 2003/2004, quando foi campeão inglês invicto, Gilberto era titular da equipe. Por lá, permaneceu até 2008.

David Luiz (Chelsea)

Mesmo contestado pela torcida brasileira, o zagueiro tem inegável sucesso no futebol europeu. Na Inglaterra, teve duas passagens vitoriosas pelo Chelsea. Na segunda, foi campeão inglês, sendo titular durante a campanha da temporada 2016/2017.

Philippe Coutinho (Liverpool)

Após início de carreira discreto na Europa, Coutinho se encontrou em Liverpool. Se tornou ídolo da torcida em uma época em que não se conquistava títulos em Alfield – foi vice da Premier League em 2013/2014. Quando a maré virou, o meia já estava em Barcelona.

Fernandinho (Manchester City)

Outro caso de jogador com pouco prestígio no Brasil, mas de enorme sucesso no Velho Continente. Em terras britânicas, o volante três vezes campeão inglês sempre foi titular do City e se tornou peça fundamental de Pep Guardiola, quando esse assumiu os Citizens.

Willian (Chelsea)

Há quase sete temporadas em Londres, o atual camisa 10 dos Blues coleciona bons momentos pelo clube, com alguns títulos conquistados. Se tratando de campeonato inglês, levantou a taça duas vezes, nas temporadas 2014/2015 e 2016/2017.

Alisson (Liverpool)

É apenas o segundo ano do jogador em Anfield. Ainda assim, já foi suficiente para brilhar. Mesmo sem o título inglês da temporada passada, em disputa ponto a ponto com o City, foi premiado melhor goleiro do campeonato. Na campanha, ficou 21 dos 38 jogos sem sofrer gols.

Roberto Firmino (Liverpool)

Desde 2015 no time da terra dos Beatles, Bobby, como é conhecido, foi evoluindo seu desempenho a cada ano. Atualmente, integra o famoso trio de ataque de com Salah e Mané. Na Inglaterra, o título da Premier League deve ser confirmado assim que o futebol retornar por lá.

LEIA TAMBÉM
O que você precisa saber sobre o possível retorno da Premier League

Veja quem foi o primeiro jogador brasileiro a atuar no Campeonato Inglês