Home Futebol Em busca de jogar a sétima Olimpíada, Formiga renova por mais uma temporada com o PSG

Em busca de jogar a sétima Olimpíada, Formiga renova por mais uma temporada com o PSG

Meia da seleção brasileira está no time parisiense desde 2017

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

Nesta quinta-feira (7), o time feminino do PSG anunciou a renovação de contrato da jogadora brasileira Formiga, que tem 42 anos. Com o objetivo de jogar a sétima Olimpíada da carreira, Formiga continua jogando em alto ritmo e tem sido frequentemente convocada para a seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YoutubeClique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no 
Instagram

Das cinco convocações realizadas por Pia Sundhage, Formiga só ficou fora de uma, em dezembro do ano passado. Ela visava os amistosos contra o México, realizados somente com atletas que atuavam no futebol brasileiro e americano.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao blog Dona do Campinho, do GloboEsporte.com, Formiga revelou o desejo de atuar em mais uma Olimpíada. Caso isso aconteça, ela seria a primeira jogadora de futebol da história a disputar sete Olimpíadas e a segunda atleta do Brasil a ter este feito, junto com Robert Scheidt, da Vela.

“Para mim foi a melhor decisão que foi tomada. Eu estava torcendo para que fosse adiada e com certeza o meu plano é de jogar as Olimpíadas. Continuar treinando, continuar me dedicando da maneira que venho fazendo, nesse caso se a Olimpíada fosse esse ano. Não sabemos quando retornará o campeonato aqui, mas torço para que seja o quanto antes esse retorno. Se por um acaso não houver possibilidade de continuar esse campeonato não tenha de que a minha cabeça e meu desejo será de continuar esse campeonato não tenha dúvida de que a minha cabeça e meu desejo será de estar me dedicando todo dia para poder estar na Olimpíada. Claro que isso não depende só de mim e sim que as coisas venham a acontecer positivamente. Estou fazendo minha parte e acredito que assim as chances serão maiores”, declarou Formiga.

Quando falamos de recorde na modalidade, um dos nomes que vem à cabeça é o de Formiga: pelo PSG, ela se tornou a atleta mais velha a marcar em uma Liga dos Campeões, competição que o time francês está nas quartas de final.

Pela seleção brasileira, Formiga é a atleta que está a mais tempo jogando: são mais de 25 anos vestindo a amarelinha. Ela é a atleta que tem mais jogos disputados na seleção brasileira. São 160 partidas, onze a mais que Cafú, jogador da seleção masculina com o maior número de jogos. Pela seleção feminina, Formiga ganhou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

PUBLICIDADE

Na Copa do Mundo, é a única atleta que atuou em sete edições da competição, sendo a única entre homens e mulheres a conquistar tal feito. Formiga foi bronze em 1999 e prata em 2007. Já em jogos Pan-Americanos, a jogadora do PSG tem três ouros (2003, 2007 e 2015) e uma prata (2011).

LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil volta ao top 10 do ranking de futebol feminino da FIFA
Com hat-trick de Bia Zaneratto e Arena quase vazia, seleção feminina goleia o México