Home Futebol Ex-goleiro de Vasco e Corinthians foi o primeiro a usar luvas no Brasil e morreu como indigente

Ex-goleiro de Vasco e Corinthians foi o primeiro a usar luvas no Brasil e morreu como indigente

Jogador trouxe estilo da Europa e mudou rumo dos goleiros brasileiros

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Poucos conhecem a história do ex-goleiro Jaguaré Bezerra, mas o jogador foi um dos expoentes do futebol no Brasil e foi fundamental para a mudança de rumo dos atletas de sua posição.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em 1932, Jaguaré foi o primeiro goleiro a usar luvas em jogos profissionais no futebol brasileiro. Até então, todos os atletas da posição jogavam de mãos limpas, mas tudo mudou com o arqueiro, que havia passado dois anos no Barcelona e trouxe a mania de seus ex-companheiros europeus.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJScTBsT1g3cSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Formado pelo Vasco e um dos primeiros ídolos do clube, Jaguaré chamou a atenção por seu estilo excêntrico em um amistoso contra o Barcelona e foi convidado a ficar no clube.

A Federação Espanhola não aceitava estrangeiros no Campeonato Espanhol e Jaguaré se tornou goleiro de amistosos da equipe, que fazia várias excursões.

Na passagem pela Espanha, começou a usar boina como seus companheiros e trouxe a mania das luvas ao Brasil, sendo assim o primeiro goleiro a usar o equipamento, que atualmente é peça essencial para os arqueiros.

O fim da vida de Jaguaré, que passou com sucesso por Vasco e Corinthians, além de Barcelona e outros clubes europeus e Seleção Brasileira, foi triste. Segundo relatos da época, o ex-goleiro morreu na miséria e com problemas de alcoolismo, sendo espancado até a morte por policiais após uma briga e enterrado como indigente em 1946.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Sérgio convidou Marcos para morar em sua casa poucos dias após casar; conheça uma das histórias mais cômicas dos ídolos do Palmeiras

8 jogadores famosos que estão no Brasiliense e talvez você não saiba

É fã? Renato Gaúcho já citou Stevie Wonder três vezes em entrevistas recentes no Grêmio; veja