FIVB cancela edição da Liga das Nações em 2020

De acordo com a entidade a decisão deve-se a pandemia global de coronavírus nas cidades-sede

Raul Felix
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução Site Oficial FIVB

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta sexta-feira (08) o que a Liga das Nações 2020 está cancelada. O anúncio publicado no site oficial revelou que, devido a pandemia do novo coronavírus a competição não poderá oferecer condições seguras e acessíveis para as Seleções. O torneio estava marcado para iniciar no dia 19 de maio no feminino e no dia seguinte para o masculino. Além da VNL, termo em inglês, a Copa do Mundo que seria disputada em junho, em Portugal e Croácia, também não irá acontecer.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para chegar a decisão, a FIVB juntou os Conselhos da Liga das Nações e Administração da Federação. O órgão ainda afirmou que seguirá trabalhando na edição de 2021 e manteve as finais na Itália e China. Eslovênia e Canadá, campeãs da competição de acesso à VNL, mantém seus lugares na elite do vôlei mundial.

O Presidente da FIVB, Ary Graça Filho explicou que tentou viabilizar o torneio em 2020. Porém, disse que a competição é um evento global, o que aumenta o risco para todos os envolvidos. “Seria, portanto, imprudente e até irresponsável, prosseguirmos com o evento quando não podemos proporcionar aos todos os interessados a certeza de  Liga segura”, disse o comandante.

Devido ao cancelamento da competição, as Seleções terão que planejar a temporada de 2021 juntamente com as Olimpíadas de Tóquio. O cronograma deve seguir os mesmo moldes que seriam realizados caso as competições fossem realizadas em 2020.

LEIA MAIS:

Equipes do sistema “S” lutam para manter investimentos para a temporada 2020/21
EMS Taubaté Funvic confirma a contratação de Bruno para a temporada 2020/21