Home Futebol Fronteiras fechadas, distância e falta de segurança: campeonatos continentais devem demorar para retornar

Fronteiras fechadas, distância e falta de segurança: campeonatos continentais devem demorar para retornar

Libertadores, Champions League e competições de seleções não retornarão enquanto não houver segurança para todas as equipes devido a pandemia do coronavírus

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A pandemia de coronavírus tem afetado todos os calendários das competições esportivas, mas algumas modalidades incluindo o futebol já tratam em retornar as suas temporadas. No entanto, campeonatos de dimensões continentais não devem retornar em um primeiro momento devido a inúmeros fatores.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O principal fator é que nenhum país está com a situação sanitária totalmente controlada e até aqueles que vão liberar campeonatos nacionais como a Alemanha já começam a ver os casos de Covid-19 aumentarem. Por isso, receber um grupo de pessoas de outro país que pode estar com a situação pior é fora de questão. Um dos principais casos no mundo é o Brasil que tem o futebol como principal esporte e sete representantes na Copa Libertadores. O país soma mais de 189 mil infectados e 13 mil mortos com algumas capitais já entrando em situação de colapso no sistema de saúde.

Na Europa, a situação está mais controlada com Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha e França tendo diminuído os números e conseguido dar um respiro que comece a fazer as autoridades cogitarem um retorno dos esportes, mas com portões fechados. O país bávaro afrouxou as medidas de isolamento social e tem agendado o retorno da Bundesliga para o próximo fim de semana, mas vê o número de casos voltarem a crescer e causar uma incerteza sobre as próximas semanas.

PUBLICIDADE

Países com fronteiras fechadas

Apesar da Europa já conviver com países liberando algumas atividades, as fronteiras dos países estão fechadas. A medida que foi tomada no início da pandemia proibiu que haja tráfego entre moradores dos países para evitar que sistemas de saúde sejam comprometidos ou que houvesse transmissão comunitária e que poderia render uma contaminação ainda mais difícil de ser controlada. Por isso, a situação entre todos os países deveria estar muito melhor ou com algum tratamento que estivesse em desenvolvimento e apresentasse resultados positivos para que houvesse uma liberação imediata de campeonatos continentais.

A Europa é o continente que mais sofre neste sentido e não tem data para retornar com a Champions League ou a Europa League. No entanto, competições nacionais já começam a articular um retorno a partir de junho.

Deslocamentos

Todas as formas de viajar de um país para o outro estão completamente restritas no mundo. São poucos os casos de países que estão liberando visitas de turistas e que mostram uma melhora no número de casos. Viagens de ônibus, trem e avião estão entre os transportes evitados pois há uma probabilidade de fácil contágio e até um novo surto de coronavírus.

Em países como o Brasil que possuem um grande número de habitantes, a situação é ainda mais crítica visto que a contaminação de uma pessoa pode espalhar rapidamente para outras dezenas em pouco tempo. Portanto, buscar retornar jogos locais seria a melhor atitude antes de arriscar uma manobra ousada em níveis continentais. Com o Brasil estando entre os países mais atingidos pelo coronavírus, os campeonatos continentais como a Libertadores e a Copa Sul-Americana ficam cada vez mais distantes de retornar na América Latina.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Klopp escolhe Messi em comparação com CR7, mas ressalta sobre português: “Jogador perfeito”

Presidente do Lyon confirma data do confronto decisivo contra a Juventus; saiba quando

PUBLICIDADE

Há um ano, Liverpool goleava o Barcelona em uma das maiores viradas da história da Champions