Home Futebol Há 71 anos avião do Torino sofria acidente matando o elenco inteiro; relembre tragédias aéreas envolvendo times de futebol

Há 71 anos avião do Torino sofria acidente matando o elenco inteiro; relembre tragédias aéreas envolvendo times de futebol

Uma das maiores tragédias com um avião de um clube de futebol completa 71 anos nesta segunda (4)

João Pedro Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Há exatamente 71 anos o futebol vivia um dos momentos mais tristes de sua história. O Torino, considerado um dos melhores clubes na época, teve sua trajetória interrompida no final da tarde do dia 4 de maio de 1949. O avião que transportava o elenco italiano, comissão técnica, dirigentes e jornalistas caiu em Turim, no noroeste da Itália, e não deixou sobreviventes. Relembre as tragédias aéreas envolvendo clubes de futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Torino – 1949

No dia 4 de maio de 1949, o time de futebol do Torino voltava de um amistoso em Lisboa, quando o avião caiu durante uma tempestade. Na tentativa de pousar em meio a condições ruins, a aeronave bateu contra a basílica de Superga, em Turim, cidade do clube. Todas as 31 pessoas que estavam no avião perderam a vida, incluindo 18 jogadores, delegação técnica, jornalistas e tripulação. O clube era o atual tetracampeão italiano e liderava o campeonato pelo quinto ano consecutivo.

Manchester United – 1958

O avião com jogadores do tradicional time inglês e membros da equipe técnica não conseguiu decolar de Munique, na Alemanhha, onde havia parado para reabastecer. A aeronave com mais de 40 pessoas a bordo bateu em uma casa no final da pista de vôo. Oito atletas morreram no acidente. O Manchester United vinha de Belgrado, onde havia vencido o time local Estrelha Vermelha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Seleção Dinamarquesa – 1960

No dia 16 de julho de 1960, oito membros da seleção da Dinamarca morreram em um acidente na decolagem de seu avião em Kastrup, cidade do país.

Allianza Lima – 1987

Em dezembro de 1987, o time de futebol mais antigo e prestigiado do Peru voltava para a capital, quando o avião caiu no mar, durante a aproximação ao aeroporto. No total, 43 pessoas morreram a bordo da aeronave, sendo 29 jogadores.

Seleção da Zâmbia – 1993

Depois de uma boa participação na Olimpíada de Seul em 1988, a seleção de futebol da Zâmbia buscava sua primeira classificação para a Copa do Mundo. A equipe voava ao Senegal para uma partida pelas eliminatórias, quando um dos motores do avião pegou fogo. A tragédia deixou 30 mortos, sendo 18 atletas da seleção.

PUBLICIDADE

Chapecoense – 2016

PUBLICIDADE

A caminho da partida de ida da inédita final de Copa Sul-Americana, o avião da Chapecoense acabou caindo por pane-elétrica próximo ao aeroporto de Medellín, cidade onde disputaria a partida contra o Atlético Nacional da Colômbia. Na aeronave estavam 77 pessoas, apenas seis sobreviveram.

LEIA MAIS:

Ex-técnico de Neymar diz que brasileiro é herdeiro de Messi e CR7

Better Collective