Home Esportes Olímpicos Handebol: confira todas as regras do esporte centenário

Handebol: confira todas as regras do esporte centenário

Esporte passou a integrar os Jogos Olímpicos a partir de 1936

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Comumente praticado nas escolas, o handebol tem uma história riquíssima na sua construção até ao que conhecemos hoje. Estima-se que existia práticas semelhantes da modalidade há milhares de anos em diversas civilizações do mundo. Contudo, foi somente no século XX, que o esporte em si passou a ser modelado e acabou se tornando popular. O dinamarquês Holger Louis Nielsen e o dos alemães Max Heiser e Karl Schelens aparecem como principais nomes da difusão do esporte.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

No Brasil, o handebol passou começou a ser propagado a partir da década 1970, e desde então se consolidou ocupando espaço entre os grandes esportes praticados no país.

E você, sabe todas as regras do handebol? Caso não, fique tranquilo, o Torcedores.com te mostra agora um compilado com os principais pontos do esporte.

PUBLICIDADE

TEMPO DE JOGO

Um jogo oficial de handebol é composto por dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de dez minutos.

QUADRA

Uma quadra para partidas oficiais do esporte deve medir 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. Os gols possuem 2 metros de altura por 3 metros de largura.

PUBLICIDADE

JOGADORES

Cada equipe atua com seis jogadores de linha e um goleiro. Em uma partida, até 14 jogadores diferentes podem ser utilizados. As substituições são livres. Ou seja, não há a necessidade de comunicar o auxiliar ou árbitro para entrar no jogo, basta apenas o jogador substituído sair. Um mesmo jogador pode retornar à quadra substituindo outro companheiro.

POSSE DE BOLA

No handebol há duas regras básicas para quem está sob posse da bola: deve segurá-la por, no máximo três segundos – mesmo ela estando no solo – e dar, no máximo, três passos com a bola na mão.

PUBLICIDADE

ÁREA DO GOLEIRO

Nenhum jogador de linha pode pisar na na zona demarcada da área do goleiro ou adentrá-la. Se isso ocorrer, quem estiver com a posse de bola passa para o adversário. A única exceção ocorre no ataque. Por exemplo, se um jogador for efetuar o arremesso pulando de fora para dentro da área e soltar a bola enquanto estiver no ar, o lance é validado.

O “PÊNALTI”

No handebol, o tradicional pênalti tem outro nome: é o tiro de 7 metros. A marcação é aplicada quando ocorre alguma agressão em uma chance clara de gol. Na cobrança da infração, o batedor e o goleiro ficam frente a frente, enquanto os demais atletas ficam fora da linha dos 9 metros.

PUBLICIDADE

CONFIRA AS REGRAS DETALHADAS:

LEIA MAIS: