Home Futebol Hulk, Jardel e mais: os melhores brasileiros que atuaram no Porto

Hulk, Jardel e mais: os melhores brasileiros que atuaram no Porto

Parceria entre Brasil e Portugal tem rendido ótimos frutos para o Porto com destaque para nomes históricos e luso-brasileiros

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A conexão entre Brasil e Portugal sempre foi histórico e o futebol é uma prova disso. Alguns jogadores brasileiros passam por terras lusas antes de trilharem caminhos para a Europa e se destacam atuando por times como Porto. O Torcedores listou os cinco melhores jogadores que vestiram a camisa azul e branca da equipe.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Hulk

O paraibano foi o melhor jogador da história do Porto e se destacou em campanhas vitoriosas na Liga NOS. Hulk iniciou a carreira no Vitória, passou três temporadas no Japão e chegou ao Porto na temporada 2008/09. Desde então, o brasileiro fez 170 jogos com 78 gols e levantou 8 troféus sendo quatro ligas (2008/09, 10/11, 11/12 e 12/13), três Taças de Portugal (08/09, 09/10 e 10/11) e quatro Supertaça de Portugal (2009, 2010, 2011 e 2012).

PUBLICIDADE

Jardel

Outro nordestino que se deu muito bem no Porto foi Jardel. O cearense chegou no país em 1996 e quatro anos depois foram o suficiente para transformar o jogador em um dos maiores do clube. Sem tanto alarde sobre qualidade, Jardel compensava com muita garra e um faro muito apurado. Em 175 jogos, o atacante marcou 168 gols e levantou 8 troféus sendo 3 ligas, 2 Taças de Portugal e 3 Supertaças de Portugal.

Aloísio

Presença em campo era o forte do principal defensor do Porto. Aloísio esteve durante 11 temporadas na equipe após ótimas passagens por Internacional e Barcelona. Com um talento indiscutível e que passava segurança em qualquer setor. Além de garantir sua função na posição, o defensor conseguia sair bem ao marcar 18 gols em 474 partidas. Em 11 anos foram 7 ligas conquistadas, 7 Supertaças e 5 Taças de Portugal

PUBLICIDADE

Branco

Depois de passagens por Fluminense e Brescia, Branco chegou no Porto com muita moral pelo trabalho dentro de campo. O físico e a força no pé assustavam os adversários que mostravam o poder do lateral que no futuro viria ser campeão pelo Brasil em 1994. Com o clube português, Branco conquistou a liga portuguesa de 1989/90 e a Supertaça de 1990.

Paulo Assunção

Volante clássico e que era um dos pilares de um dos grandes Porto da história. A capacidade de proteger a defesa e conseguir articular ataques com muita qualidade fez do jogador ser um dos maiores brasileiros que já passaram pelo Porto e que tiveram sucesso em outras equipes como o Atlético de Madrid. Em Portugal, Assunção esteve em 103 partidas com 6 títulos conquistados.

PUBLICIDADE

Outros jogadores que poderiam entrar nesta lista são: o meia Deco, o goleiro Helton e o zagueiro Pepe que posteriormente viraram luso-brasileiros.

LEIA MAIS:

Deco relembra história de Carlos Alberto e Mourinho no Porto: “Era moleque para caramba”

PUBLICIDADE