Home Futebol Irmãos “de Boer” completam 50 anos: veja um comparativo das carreiras dos atletas

Irmãos “de Boer” completam 50 anos: veja um comparativo das carreiras dos atletas

Gêmeos holandeses tiveram carreira de destaque e são nomes importantes no cenário do futebol mundial

Matheus Maia Castro
Colaborador do Torcedores.com.

O dia 15 de maio de 1970 marca o nascimento de dois grandes futebolistas holandeses: os irmãos Frank de Boer e Ronald de Boer. Além do sobrenome, eles têm em comum o fato de terem iniciado as carreiras no mesmo clube, o Ajax. Jogaram juntos em boa parte da carreira e conquistaram diversos títulos.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Nascidos em Hoorn, na Holanda, começaram no futebol em 1988. Frank chegou a jogar na lateral esquerda, mas foi deslocado para a zaga logo no primeiro ano de Ajax. Já Ronald jogou como meia. Os dois permaneceram na equipe holandesa até 1998, mas Ronald teve uma pequena passagem pelo rival Twente, onde marcou 22 gols em 53 jogos. No Ajax, conquistaram 5 títulos do campeonato holandês, além da Liga dos Campeões de 1995, em uma campanha onde o time sofreu apenas 2 gols na competição.

Em 1998, foram contratados juntos pelo Barcelona, mas não obtiveram tanto sucesso. Ronald foi para o Rangers em 2000 e Frank deixou os catalães em 2003 rumo ao Galatasaray. Ainda jogaram juntos no futebol do Catar, pelo Al-Rayyan e Al-Shamal. Frank anunciou a aposentadoria em 2006 e Ronald em 2008.

PUBLICIDADE

Pela seleção holandesa, marcaram a mesma quantidade de gols (13), mas Frank teve a primeira convocação em 1990 e Ronald, em 1993. Na Copa do Mundo da França, em 1998, a Holanda enfrentou o Brasil nas semifinais. O jogo foi para os pênaltis e Frank converteu uma das cobranças, mas Ronald parou nas mãos de Taffarel.

Frank de Boer iniciou a carreira como treinador em 2010 justamente no Ajax, equipe onde teve mais glórias. Comandou o time holandês até 2016 e conquistou o tricampeonato holandês entre 2011 e 2013. Foi contratado em 2016 pela Internazionale, mas a passagem ficou marcada pelo péssimo aproveitamento e por uma polêmica envolvendo o atacante Gabriel, hoje no Flamengo. Atualmente, Frank é o treinador do Atlanta United dos Estados Unidos.

Confira os números de Ronald de Boer e Frank de Boer na carreira

Jogos: 679 x 705

Gols: 151 x 64

PUBLICIDADE

Partidas pela seleção: 67 x 112

Títulos: 18 x 15

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Koeman descarta assumir Barcelona: “não está nos meus planos”

De Ligt destaca mudança em postura de zagueiros após “tiki-taka”: “Qualidade técnica”

PUBLICIDADE