Home Futebol Pelé, Pepe, Neymar, Robinho, Kléber Pereira? Você sabe quem é o maior artilheiro da Vila Belmiro?

Pelé, Pepe, Neymar, Robinho, Kléber Pereira? Você sabe quem é o maior artilheiro da Vila Belmiro?

Coutinho, Feitiço, Dorval, Pagão, Serginho Chulapa, Kléber Pereira e mais: confira os 20 maiores goleadores do Santos dentro do “Alçapão”

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Adolpho Millon Júnior foi um dos 39 fundadores do Santos e também um dos primeiros jogadores do clube a serem convocados para a seleção brasileira. Embora tenha encerrado a carreira com apenas 27 anos de idade, Millon marcou 42 gols e entrou para a história do Alvinegro Praiano por ter aberto o placar na vitória por 2 x 1 sobre o Ypiranga, em jogo do Campeonato Paulista, disputado no domingo dia 22 de outubro de 1916, se tornando o autor do primeiro gol no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, na data de sua inauguração.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Clube mais artilheiro do futebol mundial, o Santos já marcou 12.626 gols em sua rica história de pouco mais de 108 anos, boa parte deles dentro de seu centenário “Alçapão”, como diz o hino.

As maiores goleadas aconteceram em 1927 e 1959, quando o Peixe venceu o Ypiranga e a Ponte Preta pelo placar de 12 x 1, respectivamente. Lula foi o treinador que mais comandou o time dentro do estádio com 229 triunfos em 289 jogos e o ídolo Pepe é o jogador que mais conquistou títulos no histórico gramado, com seis troféus levantados em 201 partidas disputadas ali.

PUBLICIDADE

O Santos é também reconhecido pela tradição em revelar craques, como Pagão, Coutinho, Pepe, Juary, João Paulo, Pita, Robinho, Diego, Neymar e Gabriel, entre tantos outros, além é claro, do maior de todos, Pelé, o Rei do Futebol.

Dos 1.091 gols marcados com a lendária camisa 10 santista, Pelé balançou as redes 288 vezes na Vila Belmiro, o maior artilheiro da história do estádio. Além disso, é ainda o atleta com o maior número de gols assinalados em uma única partida dentro do “Alçapão”, quando anotou oito tentos na goleada do Santos por 11 x 0 diante do Botafogo de Ribeirão Preto, em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1964.

Confira abaixo a lista do 20 maiores goleadores do Santos dentro da Vila Belmiro:

Pelé – 288 gols
Feitiço – 162
Pepe – 152
Araken Patusca – 133
Camarão e Coutinho – 106
Antoninho – 91
Raul Guedes – 85
Tite – 79
Gradim e Toninho Guerreiro – 73
Pagão – 70
Odair – 69
Rui Gomide – 67
Siriri – 66
Neymar – 62
Dorval – 61
Álvaro e Ary Patusca – 59
Robinho – 55
Mário Seixas – 53
Kléber Pereira e Vasconcelos – 51
Serginho Chulapa – 49

PUBLICIDADE
O dia em que Pelé chegou à Vila Belmiro (Foto: Divulgação/ Santos FC)

O dia em que Pelé chegou à Vila Belmiro (Foto: Divulgação/ Santos FC)

LEIA MAIS

Você sabia que o Santos conquistou seu primeiro título ao vencer clássico na casa do rival?

Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Entenda por que o Santos é um dos clubes brasileiros mais conhecidos do mundo

Soco no ar, dancinhas e mais: comemorações marcantes que todo torcedor do Santos lembra