Home Futebol Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Antes de vestir a consagrada camisa alvinegra, o Santos foi fundado com outro uniforme; saiba como era e quais as cores iniciais

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

No domingo dia 14 de abril de 1912, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior decidiram fundar o Santos Foot-Ball Club. Naquela época, a cidade do litoral paulista já era economicamente forte (principalmente na exportação de café) e o porto despontava como um dos maiores do mundo. Por conta disso, os três esportistas entendiam que Santos precisava de um representante no Campeonato Paulista de Futebol, criado dez anos antes.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O encontro foi realizado na sede do clube Concórdia e ficou decidido que as cores da camisa da nova agremiação seriam o azul e o branco, com frisos dourados intercalados. No entanto, o Santos não chegou a disputar nenhuma partida com este uniforme por conta de dois agravantes: a dificuldade de se encontrar o tecido dourado e a deterioração das cores após as lavagens.

Diante disso, quase um ano depois de sua fundação, no dia 31 de março de 1913, uma nova reunião realizada no campo da rua Aguiar de Andrade decidiu que o time teria as cores branco e preto, “mais fáceis e práticas”.

PUBLICIDADE

[playbuzz-item item=”dc2ad28f-e34c-42c6-8183-364e7e08ef8a” shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”897020″]

“Preto e branco. O preto da nobreza e o branco da paz. E as camisas terão listras grossas, verticais, pretas e brancas, com calções brancos e meias pretas”, foi a sugestão do sócio Paulo Peluccio, aprovada por todos os presentes. A mudança ficou registrada em ata oficial do clube:

“O senhor Raymundo Marques apresenta os modelos para o pavilhão social, sendo aprovado o projeto que consta de uma bandeira branca, diagonalmente atravessada por uma faixa preta com as iniciais do clube em letras brancas. Procedendo-se igualmente a escolha do uniforme a adaptar-se e unanimemente aprovada a proposta do Sr. Paulo Peluccio, que é a seguinte: calção branco e camisa listrada em branco e preto”.

PUBLICIDADE

Quarenta e três dias depois, na terça-feira dia 13 de maio de 1913, o Santos faria seu primeiro jogo como alvinegro. A equipe derrotou o São Vicente Athletic Club pelo placar de 5 x 0, em partida festiva de comemoração aos 25 anos da Lei Áurea, que concedeu liberdade aos escravos no Brasil.

O uniforme todo branco, atualmente considerado o número um, passou a ser utilizado a partir de 1924 em jogos válidos pelo Campeonato Paulista, já que o Paulistano, que também vestia branco, desistiu de participar do torneio, segundo informa o site oficial do Santos.

LEIA MAIS

Entenda por que o Santos é um dos clubes brasileiros mais conhecidos do mundo

DNA ofensivo, mas com segurança na defesa: confira os 10 melhores zagueiros da história do Santos

Soco no ar, dancinhas e mais: comemorações marcantes que todo torcedor do Santos lembra

Você lembra de todos os gols do Santos na temporada?