Home Futebol Marcelinho Paraíba, “quase penta”: no aniversário do atacante, relembre trajetória do jogador

Marcelinho Paraíba, “quase penta”: no aniversário do atacante, relembre trajetória do jogador

Marcelinho Paraíba foi preterido por Luiz Felipe Scolari e não disputou a Copa do Mundo de 2002

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Atualmente, Marcelinho Paraíba está aposentado do futebol. Porém, antes de pendurar as chuteiras se tornou em um andarilho do futebol. O craque, que faz aniversário neste domingo (17), está completando 45 anos, nasceu em 1975. Habilidoso e veloz, ele construiu sua carreira como atacante e brilhou no Brasil e na Alemanha. Nesse ínterim, vestiu com destaque as camisas do São Paulo, Grêmio, Flamengo, Hertha Berlin e Seleção Brasileira.

PUBLICIDADE

De acordo com o site “oGol”, especialista em estatísticas de futebol, somando as passagens pelos 24 clubes que defendeu ao longo da carreira, Marcelinho Paraíba, disputou 1.015 jogos oficiais e marcou 317 gols. Além disso, ele conquistou a Taça da Liga Alemã (2001/2002 e 2002/2003), a Copa do Brasil (2001) e o Campeonato Carioca (2009).

Marcelinho Paraíba teve o privilégio de vestir a camisa da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Foram seis partidas e um gol marcado. Nesse ínterim, ele teve atuações destacadas contra o Paraguai, Argentina, Chile e Venezuela. Porém, o atacante foi preterido pelo técnico Luiz Felipe Scolari que levou Ronaldo, Luizão, Edilson e Denilson para o Mundial.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Na época, o jogador era tido como nome certo na lista do treinador. Para ficar perto de Scolari, o atacante rejeitou ofertas de clubes da Alemanha, Espanha e Itália. Marcelinho Paraíba, nesse ínterim, foi procurado pelo Bayern de Munique, Atlético de Madrid e Juventus. “Quase penta, o jogador revelou a “Revista Placar” que sofreu discriminação da comissão técnica por ser nordestino.

Logo depois, Marcelinho Paraíba, que atravessava grande momento no futebol alemão, saiu do radar da CBF. Com isso, ele foi esquecido por Carlos Alberto Parreira, sucessor de Felipão na Seleção Brasileira, na preparação para a Copa do Mundo de 2006. Na época, o treinador optou pelas convocações de Adriano, Fred, Ronaldo e Robinho. Logo depois, nunca mais vestiu a camisa amarelinha.

Posteriormente, Marcelinho Paraíba atuou por grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, Coritiba, Sport e Fortaleza. Porém a carreira desandou quando defendeu times de menor expressão de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desacreditado no futebol, o atacante defendeu o Perilima nas últimas duas temporadas.

Após ser dispensado pelo clube paraibano, o conterrâneo do Maestro Júnior, ídolo do Flamengo, anunciou o fim da carreira. Atualmente, Marcelinho Paraíba é dono de uma escolinha de futebol em Campina Grande que tem parceria com o Hertha Berlin e Wolfsburg, ambos da Alemanha. Afinal, o atacante desfilou sua categoria por sete temporadas na Bundesliga.

PUBLICIDADE

Você lembra como foi a passagem de Marcelinho Paraíba pelos principais clubes por onde passou? Confira abaixo o levantamento feito pelo Torcedores.com e um resumo da passagem em cada time que se destacou.

Campinense

Revelado pelo Campinense, Marcelinho Paraíba subiu para o profissional em 1993. Ele atuava com camisa 9 e se destacava pelos inúmeros gols que marcou na base do clube. Pouco depois foi negociado com o Santos onde teve passagem apagada.

São Paulo

Foi destaque do São Paulo. De acordo com o departamento técnico do clube, foram 201 partidas e 51 gols marcados. Apesar de não ter conquistado títulos pelo Tricolor Paulista, Marcelinho Paraíba foi considerado um dos melhores atacantes do futebol brasileiro entre 1999 e 2002.

Olympique de Marselha

Foi contratado por indicação do técnico Abel Braga. Na época, o Olympique de Marselha também investiu nas contratações de outros dois brasileiros: Adriano Gabiru e Fernandão, que brilhariam depois pelo Internacional. O paraibano, no entanto, não conseguiu decolar no futebol francês. Com apenas quatro gols marcados, Marcelinho foi negociado com o Hertha Berlin.

PUBLICIDADE

Grêmio

No retorno ao Brasil, foi contratado para ser a grande estrela do Grêmio, em 2001. Pelo clube gaúcho, ele conquistou a Copa do Brasil. Naquele ano, Marcelinho Paraíba fez um gol na final contra o Corinthians dando o título ao time comandado por Tite.

Hertha Berlin

Foram cinco anos atuando pelo Hertha Berlin. Na Alemanha, viveu a melhor fase da carreira e se tornou peça-chave da equipe, especialmente na conquista do Bicampeonato da Taça da Liga Alemã. Marcelinho Paraíba, inclusive, é considerado pelos torcedores um dos maiores jogadores da história do clube.

Flamengo

Foi a grande contratação do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2008. Com boas atuações, o atacante logo caiu nas graças dos torcedores rubro-negros. Porém, no ano seguinte o jogador acumulou sucessivos deslizes fora de campo e perdeu espaço com Cuca. Apesar de ter conquistado o Campeonato Carioca de 2009, Marcelinho Carioca foi dispensado pelo clube.

LEIA MAIS: