Home Futebol “Novo Arce”, lateral chegou ao Palmeiras como especialista em faltas e saiu sem deixar saudades

“Novo Arce”, lateral chegou ao Palmeiras como especialista em faltas e saiu sem deixar saudades

Jogador chileno foi comparado ao ídolo paraguaio, mas ficou só na comparação mesmo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Palmeiras sofreu após a saída de Chiqui Arce do clube, em 2002, para encontrar um novo lateral que se consolidasse na posição e um jogador que fosse tão bom nas bolas paradas como o paraguaio era.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Até em 2009, após uma pesquisa de mercado, a diretoria do Verdão encontrou no Chile um atleta com características semelhantes e que poderia chegar para assumir a titularidade no time.

Figueroa espera um 2016 longe do departamento médico - Futebol Latino

Figueroa é ídolo no Colo-Colo (Divulgação/Agencia Uno)

Luis Figueroa havia sido campeão chileno pelo Colo-Colo e era titular absoluto da equipe. Aos 26 anos, não era caro como uma jovem promessa e não era veterano para sofrer com problemas físicos. Além disso, agradou quando enfrentou o Verdão na fase de grupos da Libertadores 2009, pelo próprio Colo-Colo.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJkaW9ValZaaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O jogador chegou como reforço ideal para o Palmeiras em 2009 e agradou a torcida simplesmente por suas características e por seus gols de falta pelo ex-clube. Além de tudo, era cobrados de escanteios e pênaltis na equipe chilena.

Ótimo início, lesões e saída
O jogador estrou contra o Cruzeiro ao entrar no segundo tempo da derrota por 2 a 1 em jogo válido pelo Brasileirão de 2009.

Mas foi no segundo jogo que os torcedores do Palmeiras empolgaram de vez com Figueroa. O jogador foi titular e se mostrou um lateral ofensivo e de boa visão de jogo, mas foi aos 42 minutos que os palmeirenses explodiram com o atleta no antigo Palestra Itália.

PUBLICIDADE

Figueroa estava no ataque quando o zagueiro Danilo rifou uma bola da defesa. O lateral ganhou de dois zagueiros do Athletico, dominou e bateu forte na saída de Galatto para abrir o placar e encaminhar a vitória por 2 a 1 do Verdão – que jogava de azul naquele dia.

A partir daí, Figueroa pediu passagem e foi titular do Verdão até o fim da campanha do Brasileirão 2009, mas viu o time como um todo cair de rendimento e deixar a liderança da competição rumo à 5ª posição, que sequer deu vaga ao clube na Libertadores do ano seguinte.

Em toda sua passagem pelo Palmeiras, Figueroa conseguiu ser titular, mas uma lesão em fevereiro de 2010 o tirou da equipe para não voltar mais aos bons momentos. Após dois meses parado, retornou ao time como titular em abril, em vitória por 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense na Copa do Brasil. Foi titular no jogo da volta, na semana seguinte, no empate por 1 a 1 que deu a classificação ao Verdão.

Mas Figueroa sofreu mais uma lesão em maio, em jogo contra o Atlético-GO, e preferiu não estender seu vínculo com o Palmeiras, que encerraria em julho de 2010. Com isso, ficou seis meses sem jogar e só voltou ao futebol em janeiro de 2011, pelo Unión Española, do Chile.

PUBLICIDADE

Figueroa retornou ao Colo-Colo, time que o projetou, pouco tempo depois e voltou a se destacar. Ainda foi campeão chileno pelo O’Higgins, em 2013.

Atualmente, aos 37 anos, defende o Coquimbo Unido, da 1ª divisão do Chile.

Processo contra o Palmeiras
Mesmo com apenas 26 jogos disputados e um gol pelo clube, Figueroa teve uma relação recente com o Palmeiras, mas que não foi nada boa para o clube.

O jogador processou o alviverde por uso de direitos de imagem e TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) condenou o clube a pagar R$ 375 mil ao chileno.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Sérgio convidou Marcos para morar em sua casa poucos dias após casar; conheça uma das histórias mais cômicas dos ídolos do Palmeiras