Home Futebol Por onde andam os jogadores do Atlético-MG campeões do Campeonato Mineiro de 2012?

Por onde andam os jogadores do Atlético-MG campeões do Campeonato Mineiro de 2012?

Conquista do estadual de 2012 marcou o início de trajetória do Atlético-MG mais vitorioso da história

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

O Campeonato Mineiro de 2012 marcou o início da trajetória de uma das melhores equipes do futebol brasileiro nos últimos anos, o Atlético-MG, que depois da conquista do estadual praticamente mudou de patamar. Isso porque o clube contratou alguns nomes importantes, como Tardelli, Jô, Ronaldinho Gaúcho e Victor, sendo vice-campeão do Brasileiro daquele mesmo ano e da Libertadores no ano seguinte.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Essa mudança repentina de patamar e as conquistas em sequência fizeram com que alguns dos jogadores daquele estadual ficassem esquecidos com o passar do tempo. A vitória sobre o América-MG, no dia 13 de maio de 2012, ainda tinha alguns remanescentes da campanha irregular do Brasileiro de 2011 – marcado principalmente pela goleada sofrida na última rodada contra o Cruzeiro.

Por isso, o Torcedores se relembrou dos jogadores que atuaram na partida decisiva do torneio. Confira:

PUBLICIDADE

Giovanni – Presente nas conquistas posteriores, o arqueiro foi titular na reta final do Campeonato Mineiro, superando o então promissor Renan Ribeiro. Após o torneio, o Galo contratou Victor, que virou dono da posição. Saiu do clube sem muitas oportunidades e atualmente veste a camisa do Água Santa, de Diadema.

Marcos Rocha – Retornando ao Galo após empréstimo para o próprio América-MG, o lateral-direito se tornou ídolo do Galo e fez um belo legado no clube. Saiu no início de 2018 para atuar no Palmeiras, onde também é titular.

Réver – Outro ídolo do clube, o zagueiro estava em sua segunda temporada com as cores alvinegras. Formou uma das melhores duplas de zaga da história do time ao lado de Leonardo Silva. Saiu anos mais tarde para atuar por Internacional e Flamengo, mas retornou ao clube de Minas no ano passado.

Rafael Marques – Contratado naquele ano, o defensor não ficou muito tempo entre os titulares, sendo reserva imediato de Léo Silva e Réver. Saiu do Atlético para atuar no Hellas Verona, da elite italiana. Ainda passou por Coritiba, Vasco e Boavista.

PUBLICIDADE

Richarlyson – Remanescente do Brasileirão de 2011, o então volante foi deslocado para a lateral-esquerda naquele ano, tornando-se titular da equipe até a chegada de Júnior César. Foi campeão da Libertadores no ano seguinte e, na sequência, acertou com o Vitória. Atualmente veste a camisa do Noroeste, do interior de São Paulo.

Serginho – Um dos mais experientes naquele elenco, o meio-campista permaneceu na equipe até o ano seguinte, quando acertou empréstimo para o Criciúma. Logo depois atuou por Vasco, Sport, Al Wasl-EAU, Akhisar-TUR e Coritiba.

Pierre – O volante também se tornou ídolo da equipe, sendo peça importante na conquista da Libertadores (2013) e Copa do Brasil (2014). Saiu em 2015 para atuar no Fluminense, onde atuou por dois anos e meio. Ainda passou por Athletico Paranaense e Joinville, antes de se aposentar em 2018.

Mancini – Revelado nas categorias de base do Galo no final do último milênio, o meio-campista estava em sua segunda temporada em solo brasileiro após se tornar ídolo da Roma, no futebol italiano. Foi titular na decisão do estadual, mas acabou emprestado ao Bahia após o encerramento. Se aposentou em 2016, após passagem pelo Villa Nova-MG.

PUBLICIDADE

Bernard – O garoto estava em sua segunda temporada na equipe principal do Atlético-MG, se tornando um dos pilares da equipe de Cuca. Ficou marcado por formar um ótimo trio ao lado de Jô e Tardelli. Foi vendido ao Shakhtar-UCR, onde ficou por cinco anos, e depois acertou com o Everton, da Premier League.

Danilinho – Queridinho da torcida por conta da primeira passagem, entre 2006 e 2008, o jogador retornou ao clube naquele ano, emprestado pelo Tigres-MEX. Foi bem utilizado no restante da temporada, mas não foi adquirido em definitivo e precisou retornar ao futebol mexicano. Atualmente joga no Central, do Pernambuco.

Guilherme – O atacante ainda não tinha se encaixado no clube desde que foi contratado em 2011. No entanto, se tornou peça importante do elenco nas competições seguintes. Atualmente está sem clube, após passagens ruins por Corinthians, Athletico e Fluminense.

Reservas: 

PUBLICIDADE

Renan Ribeiro – Sporting-POR
Lima – Sem clube
Triguinho – Aposentado
Carlos César – Criciúma
Leleu – Shonan Bellmare-JAP
Dudu Cearense – Aposentado
Paulo Henrique – Betim Futebol

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE