Home Futebol Quem é Leven Siano, candidato que anunciou acordo do Vasco com Yaya Touré?

Quem é Leven Siano, candidato que anunciou acordo do Vasco com Yaya Touré?

Empresário aparece como nome forte à presidência do Gigante da Colina ostentando boa popularidade entre os torcedores

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Na última quinta-feira (21), o candidato à presidência do Vasco, Leven Siano, elevou de vez os holofotes sobre si após anunciar um acordo com o experiente meia Yaya Touré. O postulante ao cargo de chefe do executivo do Cruzmaltino tem planos audaciosos caso seja eleito no fim do ano, e a chegada marfinense seria “apenas” o primeiro ato de sua gestão. A notícia teve forte repercussão entre os torcedores – ainda mais que o africano ficou muito perto de ser anunciado como jogador do Botafogo – além de ter sido destaque no noticiário internacional.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Advogado por formação, Luiz Roberto Leven Siano aparece como principal candidato para substituir Alexandre Campello no Gigante da Colina. Torcedor fervoroso do Vasco, o empresário está entrando pela primeira vez na política do clube, mas já tem seu nome ligado ao clube carioca há mais de 20 anos.

Nos anos 90, Leven Siano representou Edmundo, ídolo cruz-maltino. Anos mais tarde, mais precisamente em 2008, ele viabilizou a volta do Animal na gestão Eurico Miranda. O acerto que representou o último contrato do clube com o jogador possibilitou a redução e um reparcelamento da dívida que o Vasco tinha com Edmundo, pendências que perduram até hoje.

PUBLICIDADE

A relação entre Edmundo e Siano, no entanto, acabou se desgastando anos mais tarde, principalmente após haver uma oposição no lado político. O empresário se lançou à política do Vasco, mas não teve apoio de Edmundo, que dá suporte a Brant. O Animal, inclusive, chegou a criticar o anúncio de Touré por Siano, afirmando que o clube pode ser tornar alvo de piadas.

Em 2019, após se tornar elegível à presidência do Vasco, Siano iniciou a sua ideia de concorrer ao cargo, e desde então tem feito planos audaciosos para o clube, sendo inclusive rebatido e criticado no início por estar se antecipando na corrida eleitoral.

Após fechar com Yaya Touré, Siano segue prometendo chegada de atletas importantes no Gigante da Colina. O empresário já viajou algumas vezes para a Europa e Oriente Médio com o intuito, segundo ele, de estabelecer contatos e atrair investidores para sua possível gestão.

“O contrato está feito, as cláusulas em cima da mesa, contrato assinado e o Yaya já gravou até um vídeo, falou até que ‘Vai dar Vasco’. A gente tem um projeto e está acreditando muito nele. É um projeto que está atraindo não só investidores, mas também estrelas do futebol. Yaya é o primeiro, mas não será o último, nós teremos outros porque outros estão também dentro dessa grande mudança que a gente quer dar para o Vasco voltar a ser protagonista importante no futebol brasileiro. Ele assinou, tudo ‘preto no branco’. Tá esperando as eleições acontecerem para jogar em 2021 no Vasco“, declarou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: