Relembre qual foi o maior período sem títulos do Corinthians

Período sem títulos é histórico no clube e foi encerrado graças ao gol de Basílio com a conquista do Paulistão de 1977 contra a Ponte Preta

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Crédito: Corinthians

Uma das principais épocas da história do Corinthians foram os 23 anos em que o clube não conquistou nenhuma competição. O período ficou marcado no clube pela falta de títulos em todas as competições mesmo com a formação de grandes elencos. Com o gol de Basílio, o Timão saiu de uma longa fila que teve fim em 1977.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O último título conquistado pelo Corinthians antes da seca foi em 1954 com o Torneio Rio São Paulo. No formato de pontos corridos, o Timão conseguiu sete vitórias em nove jogos e superou o Fluminense que ficou em segundo lugar com um ponto a menos do que o Alvinegro. Depois da conquista regional, o time do Parque São Jorge voltou a chegar em uma final, mas não conseguiu superar a má fase.

Vinte e três anos depois, o Corinthians encerrou o jejum ao derrubar a Ponte Preta por 1 a 0. No primeiro duelo, o Timão venceu por 1 a 0 com gol de Palhinha, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1 no duelo de volta. No último e decisivo confronto, um 0 a 0 angustiante tomava conta do Morumbi, até que Basílio aos 36 minutos do segundo tempo tirou o grito de alívio da torcida que pode gritar “é campeão” novamente.

Informações sobre o jogo decisivo que tirou o Corinthians da fila de títulos:

Jogo: Corinthians 1×0 Ponte Preta

Data: 13/10/1977

Local: Estádio do Morumbi

Gol: Basílio (36’/1T)

LEIA MAIS:

Por onde andam os jogadores que conquistaram o primeiro título brasileiro do Corinthians?

10 personagens que tiveram seu destino mudado pelo gol perdido de Diego Souza

3 jogadores que disputaram mais de 100 jogos por Corinthians e São Paulo