Home Futebol São Paulo de 1992 e 1993 mudou percepção de brasileiros com a Libertadores

São Paulo de 1992 e 1993 mudou percepção de brasileiros com a Libertadores

Torneio continental já havia sido conquistado por Grêmio e Flamengo, mas virou obsessão de clubes brasileiros após bicampeonato consecutivo do São Paulo

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano
PUBLICIDADE

A Libertadores nunca foi tão desejada pelos clubes brasileiros como nos últimos 30 anos e um time foi muito importante para essa mudança de pensamento. As conquistas do São Paulo em 1992 e 1993 acenderam uma vontade inexistente até então e que hoje é um dos principais atrativos para disputa de Copa do Brasil e uma boa campanha no Brasileirão.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Quando o São Paulo ganhou a primeira Libertadores em 1992, muitos outros times já haviam conquistado a competição. Santos em 1962 e 1963, Cruzeiro em 1976, Flamengo em 1981 e Grêmio em 1983 haviam desbravado os países e conseguido voltar com os troféus na mala. No entanto, a competição ganhou um novo rosto após o bicampeonato paulista consecutivo.

O time que envolveu Barcelona e Milan no Mundial de Clubes mostrou para todo o Brasil que ser campeão de um torneio continental seria interessante e poder ganhar um adversário tão importante seria ainda melhor. Em ambas as conquistas da Libertadores, o São Paulo teve um time muito competitivo e que peitou adversários de peso nas conquistas como o Nacional e Newell’s Old Boys na primeira conquista e Flamengo e Cerro Porteño na segunda.

PUBLICIDADE

Apesar de times históricos terem conquistado o campeonato antes do São Paulo como o Santos de Pelé, o crescimento do desempenho dos times sul-americanos era ainda maior a cada ano. Com isso, a façanha passou a ser objeto de desejo para os clubes em geral por entenderem que a dificuldade era algo a ser desafiado para chegar ao mesmo nível.

Outro fator que mudou a partir do bicampeonato do São Paulo foi o prestígio conquistado. O Tricolor ganhou repercussão nacional e internacional com o feito que gerou um estranhamento dos torcedores brasileiros. A cobrança para disputar a Libertadores superou alguns objetivos como ganhar um estadual ou até uma competição com a Copa do Brasil.

Disputar uma Libertadores passou a ser tão importante aos adversários que com o tempo, os 20 times que chegavam a competição aumentaram para 32 e atualmente chegaram em 47 equipes. O tempo também de disputa ganhou um maior espaço no calendário e agora ocupa toda a temporada sul-americana. Depois do bicampeonato do São Paulo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Flamengo, Cruzeiro e Santos conquistaram uma vez e a dupla grenal faturou mais duas vezes cada. O Tricolor ainda viria a levantar mais um troféu em 2005 com Paulo Autuori no comando.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Babu Santana irá participar de reprise de Flamengo x River Plate pela final da Libertadores

Fronteiras fechadas, distância e falta de segurança: campeonatos continentais devem demorar para retornar

Gerente de Futebol do São Paulo critica ação trabalhista de Maicon: “Simplesmente descabida”

PUBLICIDADE