Home Futebol Sob o comando de Felipão, Criciúma conquistou a Copa do Brasil de 1991

Sob o comando de Felipão, Criciúma conquistou a Copa do Brasil de 1991

Em comemoração aos 73 anos do Tigrão, relembre a histórica conquista invicta do Criciúma da Copa do Brasil de 1991 contra o Grêmio

Por Luis Feitosa em 13/05/2020 16:05 - Atualizado há 2 anos

Criciúma Copa do Brasil 1991
Divulgação/Criciúma

O Criciúma completa 73 anos nesta quarta-feira (13). O Tigrão de Santa Catarina que entre tantas glórias conquistadas ao longo de sua história pode falar que é campeão da Copa do Brasil. Em 1991, o clube catarinense bateu o Grêmio na grande decisão e conquistou um dos principais títulos nacionais. Relembre como foi a campanha da equipe.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Criciúma era campeão do estadual em 1991 e comandado por Luiz Felipe Scolari, o Tigrão começou sua caminhada na Copa do Brasil diante do Ubiratan-MS. Jogando fora de casa, a equipe aurinegra conseguiu empatou no duelo de ida em 1 a 1 e venceu por 4 a 1 em casa. Nas oitavas de final, o primeiro grande confronto pela frente foi contra o Atlético-MG. Após vencer por 11 a 0 no segundo jogo, os mineiros eram amplamente favoritos para avançar de fase, mas foram surpreendidos pelos catarinenses.

No entanto, em dois duelos muito complicados o Criciúma conseguiu vencer ambos por 1 a 0 e dispensar o Galo. Com o avanço para as quartas de final, o Tigrão se fortificou e ganhou moral para enfrentar o Goiás. No primeiro duelo, um empate em 0 a 0 no Heriberto Hulse deixou tudo em aberto para a decisão no Serra Dourada. No jogo de volta, a vitória por 3 a 0 com todos os gols no primeiro momento impressionou pela facilidade e o estilo de jogo que focava na defesa, mas utilizava muito bem o seu ataque.

O último passo da final era contra o Remo. Diante do time paraense, o Criciúma uma equipe que vinha de duelo importantes e que também tinha chegado com moral na semifinal. Só que nos dois duelos, o Tigrão voltou a se dar bem e venceu por 1 a 0 e 2 a 0. Na grande decisão, o poderoso Grêmio era o favorito contra os catarinenses e ambos os duelos mostraram isso. Vilmar abriu o placar de cabeça para o Criciúma aos 15 do primeiro tempo e Maurício empatou de pênalti aos 38 minutos na segunda etapa. No Heriberto Hulse, um novo duelo acirrado girou em torno de Grêmio e Criciúma, mas que o zero não saiu do placar. Com isso, o Criciúma conquistou pela primeira vez um título nacional.

Campanha:

10 jogos com 6 vitória e 4 empates. Foram 14 gols marcados e apenas 3 gols sofridos.

Time da final:

Alexandre; Vilmar, Sarandi, Altair e Itá; Gelson, Roberto Cavalo e Grizzo; Soares, Jairo Lenzi e Zé Roberto; Técnico: Luiz Felipe Scolari;

LEIA MAIS:

Pênalti surgiu após polêmica e discussão no século XIX; conheça a história

França, Palmeiras, Corinthians, Vasco; relembre quem dominou o futebol em 1998

CBF isenta clubes de pagarem taxas de registro e transferência de jogadores

Exit mobile version