Home Futebol Pênalti surgiu após polêmica e discussão no século XIX; conheça a história

Pênalti surgiu após polêmica e discussão no século XIX; conheça a história

A penalidade máxima surgiu no final dos século XIX, muito diferente do que é hoje e com muita polêmica

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

O pênalti é o tipo de falta de maior gravidade durante uma partida, pois é realizado dentro da grande área e sempre suscitando não apenas a chance de um gol, mas também muita polêmica. E quando foi criado, tal controvérsia também existia, mas de um modo muito diferente.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJxWDk1S09pWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Até 1891, não existia a penalidade máxima como tal a conhecemos. Faltas que eram marcadas dentro da área sempre rendiam tiros livres indiretos. Foi uma ação do irlandês William McCrum que começou o movimento que fez tal falta ser criada como ela é.

PUBLICIDADE

McCrum, goleiro do Millford, propôs um tipo de falta a ser cobrado de um tiro direto de 12 jardas da linha do gol (11 metros) para faltas que sejam uma clara chance de impedir um gol. No caso, além de faltas derivadas de jogadas violentas, a famosa ‘mão na bola’ também entraria na conta de ser punida com tal falta, que originou o pênalti. De início, a jogada não foi totalmente aceita, mas dois incidentes de mão na bola para evitar gols, um na Copa da Escócia (jogo entre Hearts e East Stirlingshire) e outro na Copa da Inglaterra (partida entre Notts County e Stoke City) forçaram a discussão da regra.

A International Board (IFAB) decidiu aprovar a regra que criou a penalidade em junho de 1891. Mas não antes sem polêmicas derivadas de sua criação.

Pênalti x Amadorismo

A visão ‘amadora’ do futebol na época na Inglaterra fez com que a regra fosse criticada na época de sua discussão. Segundo seus críticos, a ideia de uma penalidade máxima ia contra o espírito de cavalheirismo que dominava o esporte na época, no qual haveria já implícita a visão de honestidade dentro de campo.

Tal visão, de certa forma, perdurou por muito tempo numa postura criada pelo Corinthian-Casuals, um dos mais famosos clubes amadores do futebol mundial. O clube que inspirou o Corinthians brasileiro se recusava a bater penalidades por contra o espírito inicial do esporte.

PUBLICIDADE

Uma falta muito diferente

Quando a IFAB aprovou a criação do pênalti, a falta era bastante diferente do que é hoje. A penalidade era cobrada de qualquer ponto da área (a grande área em si e a marca do pênalti só surgiriam em 1902).  E só era marcada mediante análise da arbitragem da reclamação do time adversário.

Além disso, a bola poderia ser chutada em qualquer direção e não havia restrições a quantos toques um jogador poderia dar na bola. Tais regras começaram a ser mudadas conforme o tempo pela IFAB e pela Fifa até gerar o lance capital e polêmico que conhecemos dos dias de hoje.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Newcastle deve ter venda acertada para sauditas na próxima semana, diz jornal

China divulga planos para naturalizar atletas para Copa de 2022, segundo jornal

(Crédito da foto: Divulgação/Conmebol)