Home Futebol Times e seleções históricas que sumiram do cenário mundial

Times e seleções históricas que sumiram do cenário mundial

Quem não se lembra do time do Parma com aquele uniforme amarelo e azul que conquistou milhares de torcedores pelo mundo

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

O jornal espanhol AS, relembrou em uma publicação equipes históricas foram sumindo de acordo com o tempo. Entre elas, se encontra o Cosmos de Pelé, algumas seleções também foram lembradas, estas, porém foram extintas por razões sociais. Veja a lista.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes.

Cosmos de Nova Iorque

O Cosmos voltou aos jornais quando contratou Raul em 2015, mas já era um time de mídia entre os anos 70 e 80, quando contratou jogadores como Neeskens, Carlos Alberto, Pelé ou Beckenbauer. Em 1984 a NASL foi concluída e o clube durou apenas mais uma temporada. Em 2010, com o renascimento da NASL, a Cosmos retornou com uma reformulação.

PUBLICIDADE

Dnipro

O clube ucraniano brilhou na Liga Europa de 2015 chegando à final após eliminar equipes como Ajax e Napoli. Aquele time, com Kalinic e Konoplyanka como grandes estrelas, perdeu na final para o Sevilla. Em 2017 foi rebaixado para a Segunda por falta de pagamentos e em 2019 para o Tercera. Finalmente, em 2019 ele acabou desaparecendo. O Dnipro-1, fundado em 2017, tornou-se seu sucessor.

Recreação Huelva

Fundado em 1889, é o time mais velho do futebol espanhol. Em seus 130 anos de história, sua maior conquista foi o vice-campeonato da Copa do Rey de 2003. Nesta década teve muitos problemas econômicos, decretou falência em 2010 e entre 2015 e 2017 esteve muito próxima do desaparecimento. Eventualmente, ele foi capaz de pagar suas dívidas e agora ele está lutando para não descer para a Terceira.

PUBLICIDADE

MTK Budapeste

Primeiro time do húngaro a jogar a Liga dos Campeões, em 1955, teve tabém o primeiro jogador a marcar um hat-trick na principal competição europeia. Gusztáv Sebes, treinador nacional, adotou o 4-2-4 criado no MTK para seus Magic Magiars. Em 1964, foi vice-campeão da Copa dos Campeões, depois de perder para o Sporting de Portugal. Ele tem 23 ligas e 12 taças, mas nesta temporada ele jogou na Segunda.

Parma

Sem muitos títulos locais, o time ganhou duas Copas da UEFA no final do século e uma Copa dos Campeões com uma grande equipe: Cannavaro, Thuram, Buffon, Crespo, Verón… Em 2015, entrou com pedido de falência e, em 22 de junho, deixou de existir oficialmente. Foi refundado para jogar na Série D. Com três promoções consecutivas, em 2018 retornou à primeira divisão.

PUBLICIDADE

Seleção Iugoslávia

Duas vezes semifinalista de uma Copa do Mundo. Foram as guerras que condenaram a morte do país, sua seleção foi extinta. Se existisse hoje, teria  jogadores como Oblak, Ilicic, Tadic…

Seleção de URSS

Participou de sete Copas do Mundo, ganhou a Euro 1960 e ganhou ouro em Melbourne 1956 e Seul 1988. A última partida que jogaram foi na Euro 1992 e foi para a Comunidade dos Estados Independentes. Separadamente, as seleções ex-soviéticas não alcançaram grandes resultados.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

5 jogadores que se aposentaram recentemente e talvez você não saiba

Com Adriano e Robinho, jornal espanhol cita brasileiros que decepcionaram na Europa

PUBLICIDADE

Por onde andam os jogadores do Borussia que participaram de jogo histórico com 12 gols na Champions em 2016

Fã de rap, Gabigol não descarta fazer música

PUBLICIDADE

Por onde andam os jogadores da Seleção Brasileira que caiu nas quartas da copa em 2006