Home Futebol Você lembra qual foi o último jogo do Luis Fabiano vestindo a camisa do São Paulo?

Você lembra qual foi o último jogo do Luis Fabiano vestindo a camisa do São Paulo?

Terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, Luis Fabiano entrou em campo 352 vezes e marcou 212 gols pelo time do Morumbi

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Em sua despedida do Morumbi, o ídolo Luis Fabiano subiu os degraus do vestiário e entrou em campo chorando. Sim, o “guerreiro” de gênio forte, aquele que balança as redes e “pára na esquina”, também chora. Certamente passou um verdadeiro filme pela cabeça do centroavante, que o remeteu ao início do ano de 2001, quando pisou pela primeira vez naquele gramado com aquela camisa e, logo de cara, marcou 30 gols em 50 jogos.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Natural de Campinas, Luis Fabiano começou nas categorias de base do Guarani, mas foi na arquirrival Ponte Preta que estreou na carreira profissional aos 18 anos em 1998, em partida contra o Santos. No Campeonato Brasileiro do mesmo ano, entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.

Depois de uma breve passagem pelo Rennes, da França, o atleta desembarcou no Morumbi em 2001 e foi artilheiro do Brasileirão pelo São Paulo com 19 gols, já passando a ter forte identificação com a torcida tricolor. Apenas na segunda metade da temporada, assinalou 21 gols em 25 confrontos, o que lhe confere uma excelente média de 0,84 por partida.

PUBLICIDADE

Em 2004, depois de ser o artilheiro da Copa Libertadores da América com oito gols, o jogador retornou ao futebol europeu em nova passagem que dessa vez durou sete anos, atuando pelo Porto, de Portugal, e o Sevilla, da Espanha, clube pelo qual teve grande destaque.

Voltou a vestir a camisa do São Paulo em 2011 e cerca de 45 mil são-paulinos o aguardavam no estádio do Morumbi para sua reapresentação. No ano seguinte, foi campeão da Copa Sul-Americana e artilheiro da Copa do Brasil.

Acabou se transferindo para a China em 2015 para defender o Tianjin Quanjian, então treinado por Vanderlei Luxemburgo, e foi o artilheiro do time na temporada com 23 gols em 29 partidas, um dos protagonistas no acesso da equipe à elite do esporte no país asiático. Voltou ao Brasil em 2017 e atuou em 20 jogos pelo Vasco. Com a camisa da seleção brasileira, o atacante entrou em campo 45 vezes e marcou 28 gols.

Luis Fabiano em seu jogo de despedida do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)

Luis Fabiano em seu jogo de despedida do São Paulo no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)

Em sua última passagem pelo São Paulo, entre 2011 e 2015, Luis Fabiano disputou 188 partidas e marcou 92 gols. No total, entrou em campo 352 vezes pelo Tricolor e assinalou 212 gols, sendo o terceiro maior goleador da história do clube, atrás apenas de Serginho Chulapa (242 gols) e Gino Orlando (233). É também o jogador são-paulino que mais vezes marcou gols em competições: Copa dos Campeões de 2001 (sete gols), Campeonato Brasileiro de 2002 (19), Paulistão de 2003 (oito) e 2014 (nove), Copa Libertadores de 2004 (oito) e Copa do Brasil de 2012 (oito).

PUBLICIDADE

Seu último jogo pelo São Paulo aconteceu usando a faixa de capitão, no sábado dia 28 de novembro de 2015, na vitória por 3 x 2 sobre o Figueirense, no estádio do Morumbi, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols dos donos da casa foram marcados por Thiago Mendes, Alan Kardec e ele, Luis Fabiano, que se despediu balançando as redes, sua marca registrada.

O time escalado pelo técnico Milton Cruz naquela tarde em que o ídolo “Fabuloso” jogou pela última vez com a camisa tricolor foi: Dênis, Rodrigo Caio, Lucão, Bruno (Alan Kardec) e Carlinhos; Paulo Henrique Ganso, Thiago Mendes, Michel Bastos (Auro) e Hudson; Alexandre Pato (Ricardo Centurión) e Luis Fabiano.

“Uma emoção muito grande, muitos anos de dedicação. Muitos anos da minha vida dedicados a esse time, muito amor envolvido. Foi bom enquanto durou. Foi sofrido, entre amor e ódio. O que vale são as lembranças boas, é o que vai ficar. Agradeço a todo torcedor pelo carinho, pelos anos que demonstraram de lealdade”, declarou Luis Fabiano após o duelo diante do Figueirense, em novembro de 2015, ao “GloboEsporte.com”.

LEIA MAIS

São Paulo conquistou seu primeiro título com direito a goleada na casa do rival

Você conhece tudo sobre a história do São Paulo? Faça o teste!

Hernanes jogou? E Antony? Você lembra da última escalação do São Paulo antes da paralisação?

Você lembra o placar desses jogos do São Paulo em 2020? Faça o teste!