Home Esportes Olímpicos Usain Bolt: confira quais foram os principais recordes do “Raio das pistas”

Usain Bolt: confira quais foram os principais recordes do “Raio das pistas”

Ex-velocista, Bolt fez história em um ‘curto’ período nas pistas fazendo recordes caírem por terra

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Meteórica e histórica. Assim pode ser definida a carreira do jamaicano Usain Bolt. Dono de uma irreverência e uma velocidade absurda e fora do padrões, o ex-atleta escreveu seu nome na modalidade e nos Jogos Olímpicos. Nascido em Trelawny, o “Raio” conseguiu a façanha de ser o único atleta tricampeão em duas modalidades de pista das Olimpíadas de forma consecutiva. Além de brilhar nos 100 e 200 metros rasos, o ícone da velocidade ajudou seu país a ocupar o lugar mais alto do pódio no revezamento 4×100.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A carreira de Usain Bolt foi marcada por inúmeras quebras de recordes. Até ele mesmo chegou a se superar com resultados nos Mundiais e Jogos Olímpicos. Com passadas largas e um sprint “desleal” nos últimos metros, Bolt colecionou oito medalhas de ouro em provas de velocidade, e ainda faturou dez edições do Mundial de Atletismo.

O ÁPICE

PUBLICIDADE

O “homem-relâmpago” como também é chamado eternizou seu nome na história do atletismo com muitos feitos expressivos. Talvez o mais emblemático deles ocorreu no Mundial de Atletismo de 2009, realizado em Berlim. Após um início ruim na semifinal, onde havia queimado a largada, Usain Bolt “borrifou” o recorde mundial dos 100 m na finalíssima ao cravar impressionantes 9.58s. Ali estava instaurada a menor marca da história da modalidade.

Além desse índice absurdo, o segundo e terceiro melhor tempo da história dos 100m também pertencem a Bolt. Em 2008, o ex-velocista cravou 9,74s. Poucos meses depois, ele baixou o tempo para 9.69s.

Marcas emblemática de Usain Bolt:

100 metros Mundial de Berlim 2009 – 9.58

PUBLICIDADE

200 metros Mundial de Berlim 2009 – 19.19

4×100 metros Olimpíadas Londres 2012 – 36.84

LEIA MAIS: