Home Vida Saudável Vida saudável: confira as principais orientações para emagrecer durante a pandemia praticando exercícios físicos

Vida saudável: confira as principais orientações para emagrecer durante a pandemia praticando exercícios físicos

A prática de exercícios físicos durante a quarentena é a grande aliada daqueles que querem emagrecer 

Dmitry Goes
Jornalista Esportivo

 

PUBLICIDADE

Nesse período de quarentena, em que as pessoas ficam em casa assistindo filmes, revendo jogos importantes do time do coração  quando conquistou aquele título expressivo, as conquistas de Ayrton Senna e tantos outros eventos, é fundamental que o cuidado com a saúde exista. Com toda essa ociosidade, as chances de surgir alguns números a mais na balança é alta.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A atividade física pode ser aliada de todos aqueles que querem se manter saudáveis durante pandemia, contudo, para que uma pessoa execute os exercícios, alguns cuidados se mostram importantes. Vale qualquer tipo de roupa na hora de praticar uma atividade física? Existe algum risco ao executar um exercício? Para trazer essas respostas, o Torcedores.com ouviu o preparador físico, João Henrique Gomes, que ainda dará algumas dicas de exercícios para auxiliar no emagrecimento. 

PUBLICIDADE

Confira o nosso bate-papo

Qual a melhor roupa para praticar atividade física? 

R: A escolha da roupa para a prática de atividade física é muito importante, pois ela não só tem relação com a sensação de bem-estar e combinação estética, mas também com o desempenho. Não existe uma roupa única para a prática de atividade física, pois fatores como tipo de atividade física a ser realizada, as condições climáticas e se o ambiente é aberto ou fechado, devem interferir na escolha do vestuário. Com relação ao clima, por exemplo, uma roupa certa pode ajudar a prevenir doenças relacionadas ao calor ou ao frio. No calor, roupas folgadas permitem que o ar esfrie seu corpo e evapore o suor. Escolha cores claras em vez de escuras para refletir os raios solares longe do seu corpo. 

E durante o frio, pode ser usado o mesmo tipo de roupa? 

PUBLICIDADE

Em clima frio, a escolha de roupas com camadas fáceis de remover permite que você remova as roupas ao aquecer e adicione camadas se ficar frio de suor. Uma camada de polipropileno perto do seu corpo pode absorver o suor, para que você não fique resfriado quando evaporar. Camadas externas com aberturas ventiladas também podem ajudá-lo a regular a temperatura do corpo em dias mais frios. Uma máscara ou cachecol pode proteger seus pulmões do ar frio, e luvas e meias quentes podem proteger suas mãos e pés. 

Deve haver a preocupação em usar um tipo de calçado específico? 

A utilização de calçado ideal para a prática de atividade física é extremamente importante, por dois aspectos importantes: desempenho físico e risco de lesão. Não é à toa que atualmente muitas marcas investem muito dinheiro em pesquisas a fim de encontrar um calçado que melhor atenda as pessoas que gostam de correr, jogar basquete, tênis, praticar Crossfit, entre outros. Em lojas especializadas, você poderá encontrar profissionais que possam lhe ajudar na escolha do tênis ideal para a realização de seus exercícios. É fundamental que se leve em consideração seu tipo de pisada e o tipo de atividade física ou modalidade esportiva. Para a corrida, por exemplo, leveza e amortecimento são duas características fundamentais para a escolha. Já para a prática de atividades como o Crossfit e treinamento funcional, que envolvem movimentos explosivos, agachamentos variados e muita estabilização, calçados com uma ótima base no calcanhar para dar maior estabilidade (e maior força propulsora para os saltos) e um solado extremamente flexível, que permite o pé se movimentar com facilidade, são os mais indicados. Outro detalhe importante na escolha do calçado é o suor, pois pessoas que suam muito nos pés devem procurar calçados que propiciem maior “respiração”. 

O tipo de alimentação pode influenciar no desempenho? 

PUBLICIDADE

R: Atualmente muitas pesquisas relatam a grande importância de uma boa alimentação em busca de melhor performance ao exercício e qualidade de vida. Durante a atividade física as necessidades de alguns nutrientes são bastante aumentadas, entretanto, uma alimentação balanceada e de qualidade, atende às necessidades nutricionais de um praticante de exercícios físicos. 

Assista aos exercícios 

Dicas para uma alimentação equilibrada 

  • Nunca se exercite em jejum, nem deixe um intervalo maior que 4 horas da última refeição até a hora do exercício para prevenir a hipoglicemia e os sintomas relacionados a ela;
  • O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo aumente, propiciando melhor oxidação das gorduras;
  • É importante lembrar que as refeições antes do exercício devem ser uma extensão do programa de treinamento. Então, o melhor plano a ser seguido é consumir alimentos que você gosta e que sejam fontes ricas de carboidratos, especialmente complexos (pães integrais, cereais, torradas);
  • As refeições antes do exercício devem ser pobres ou moderadas em proteínas, gorduras e fibras.
  • Após o exercício consumir alimentos fonte de carboidrato e proteína (leites e derivados, carnes).
  • Não esqueça de ingerir líquidos durante e após os treinos. Lembre-se, quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.

 Leia mais

PUBLICIDADE

Vida saudável: confira os exercícios para o bíceps para realizar durante a quarentena

De alimentação à rotina: como aumentar qualidade de vida durante a pandemia