Home Futebol Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Palmeiras?

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Palmeiras?

O Torcedores listou dez duelos marcantes da história do Palmeiras e quer saber qual deles você escolheria para assistir; vote!

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Grandes e memoráveis jogos fazem parte da rica trajetória da Sociedade Esportiva Palmeiras desde agosto de 1914, quando o clube foi fundado por imigrantes italianos com o nome de Palestra Itália.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Mas qual jogo do Verdão você gostaria de assistir novamente, torcedor palmeirense? O clássico contra o Corinthians pela Copa Libertadores de 2000, que eternizou a inesquecível defesa de “São” Marcos após o pênalti batido por Marcelinho Carioca? A épica vitória por 4 x 0 também sobre o arquirrival na conquista do Paulistão de 1993, que encerrou um jejum de 16 anos? Ou a partida diante do Vasco que selou o último título do clube, o Brasileirão de 2018?

Sendo assim, entre tantos confrontos marcantes, relembre abaixo dez grandes jogos da história mais recente do Palmeiras e, na sequência, vote naquele que você gostaria muito de assistir à reprise:

PUBLICIDADE

Palmeiras 1 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1974 (Divulgação)

Divulgação

22 de dezembro de 1974, no Morumbi. Além de comemorar o título do Campeonato Paulista, a conquista teve um sabor ainda mais especial para os palmeirenses: o arquirrival Corinthians se encontrava já havia 20 anos sem levantar um troféu. Depois de um empate em 1 x 1 no jogo de ida das finais, o time treinado por Oswaldo Brandão venceu o confronto decisivo por 1 x 0 com gol do atacante Ronaldo e manteve o clube alvinegro por mais tempo na fila.

Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba

Campeonato Paulista de 1976 (Divulgação)

Divulgação/ palmeiras.com.br

18 de agosto de 1976, no estádio Palestra Itália. O jogo marcou a conquista de mais um Campeonato Paulista, assim como o último título do “Divino” Ademir da Guia e de Emerson Leão pelo clube, além de registrar o maior público do então Parque Antarctica com 40.283 espectadores. Em 28 partidas, o Verdão treinado por Dudu venceu 17 vezes e sofreu somente uma derrota. A equipe precisava apenas de um empate diante do XV de Piracicaba, mas venceu por 1 x 0 com gol do artilheiro Jorge Mendonça que selou o 18º título estadual da história alviverde.

Flamengo 1 x 4 Palmeiras

Flamengo 1 x 4 Palmeiras, Campeonato Brasileiro de 1979 (Reprodução/ YouTube)

Reprodução/ YouTube

9 de dezembro de 1979, no Maracanã. O jogo foi válido pela terceira fase do Campeonato Brasileiro diante do favorito Flamengo de Júnior, Carpegiani, Zico, Tita, Claudio Adão e Adílio. No entanto, os mais de 112 mil torcedores que foram ao Maracanã presenciaram uma exibição espetacular do Palmeiras treinado por Telê Santana, que surpreendeu os donos da casa e aplicou uma goleada por 4 x 1, com gols de Jorge Mendonça, Carlos Alberto Seixas, Pedrinho e Zé Mario. No ano seguinte, Telê assumiria o comando da seleção brasileira.

Palmeiras 3 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1986 (Reprodução)

Reprodução

27 de agosto de 1986, no Morumbi. Semifinais do Campeonato Paulista. No jogo de ida, o Corinthians venceu pelo placar de 1 x 0. Três dias depois, no segundo e decisivo confronto diante de quase 93 mil torcedores no Morumbi, o Palmeiras devolveu o mesmo resultado com gol de Mirandinha aos 42 minutos da etapa final. Na prorrogação, o centroavante marcou mais uma vez e o ponta-esquerda Éder Aleixo finalizou o marcador com um gol olímpico, que selou a classificação do time do técnico Carbone às finais da competição.

PUBLICIDADE

Palmeiras 4 x 0 Corinthians

Palmeiras 4 x 0 Palmeiras, Campeonato Paulista de 1993 (Reprodução/ Facebook)

Reprodução/ Facebook

12 de junho de 1993, no Morumbi. Liderado pelo centroavante Evair, o Palmeiras goleou o Corinthians pelo placar de 4 x 0 e sagrou-se campeão paulista, encerrando um jejum de 16 anos sem conquistar títulos. O arquirival tinha a vantagem do empate, já que havia vencido o jogo de ida das finais por 1 x 0 com gol de Viola, que na comemoração provocou os palmeirenses imitando um porco. O time treinado então por Vanderlei Luxemurgo venceu na volta por 3 x 0 no tempo regulamentar: Edílson, Zinho e Evair balançaram as redes. Na prorrogação, o “Matador” (como Evair era chamado pela torcida) anotou o quarto gol do clássico em cobrança de pênalti, selando o histórico título estadual para o Palmeiras.

Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali (COL)

Final da Copa Libertadores da América de 1999 (Divulgação/ SE Palmeiras)

Divulgação

16 de junho de 1999, no estádio Palestra Itália. Decisão da Copa Libertadores da América. No jogo de ida, disputado na Colômbia, o Deportivo Cali triunfou por 1 x 0. No duelo decisivo diante de mais de 32 mil torcedores, o Palmeiras superou o adversário pelo placar de 2 x 1, com gols de Evair e Oséas, e a disputa foi então para os pênaltis. Após Zinho perder a primeira cobrança, Júnior Baiano, Júnior, Rogério e Euller balançaram as redes, enquanto os colombianos desperdiçaram as duas últimas batidas e o Palmeiras, do goleiro e ídolo Marcos, conquistou a América pela primeira vez.

Palmeiras 3 x 2 Corinthians

Palmeiras x Corinthians, Copa Libertadores de 2000 (Reprodução)

Reprodução/ YouTube

6 de junho de 2000, no Morumbi. Fase semifinal da Copa Libertadores da América. No primeiro confronto, vitória corintiana pelo placar de 4 x 3. Na partida decisiva, o Verdão superou o arquirrival por 3 x 2, com gols de Alex, Galeano e Euller. Em mais uma disputa de penalidades, brilhou a estrela de “São” Marcos na inesquecível defesa do último pênalti batido por Marcelinho Carioca, que classificou o time do técnico Luiz Felipe Scolari para as finais diante do Boca Juniors (ARG).

Palmeiras 2 x 1 Santos

Final da Copa do Brasil de 2015 (Reprodução/ Twitter oficial)

Reprodução/ Twitter

2 de dezembro de 2015, no Allianz Parque. Decisão da Copa do Brasil. O Santos tinha a vantagem do empate, já que uma semana antes havia vencido o jogo de ida pelo placar de 1 x 0, na Vila Belmiro. O segundo confronto marcou a primeira final de uma competição realizada no Allianz Parque e os donos da casa venceram por 2 x 1, com dois gols de Dudu, igualando o placar agregado em 2 x 2. O troféu foi decidido então na disputa de penalidades, com destaque para o goleiro palmeirense Fernando Prass que, depois de defender a cobrança do zagueiro santista Gustavo Henrique, converteu o último pênalti e selou a conquista do torneio nacional para o Palmeiras.

PUBLICIDADE

Palmeiras 1 x 0 Chapecoense

Campeonato Brasileiro de 2016 (Foto: Fábio Menotti/ Agência Palmeiras/ Divulgação)

Fábio Menotti/ SE Palmeiras

27 de novembro de 2016, no Allianz Parque. Apenas um empate daria o troféu do Campeonato Brasileiro ao Palmeiras diante de sua torcida, o primeiro na história do clube desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos. O gol da vitória por 1 x 0 contra a Chapecoense, marcado pelo lateral Fabiano aos 25 minutos do primeiro tempo (ex-jogador da equipe catarinense), resultou na conquista do título e encerrou um longo jejum de 22 anos do Verdão sem vencer o principal torneio nacional do país.

Vasco 0 x 1 Palmeiras

Campeonato Brasileiro de 2018 (Cesar Greco/ Divulgação/ SE Palmeiras)

Cesar Greco/ SE Palmeiras

25 de novembro de 2018, em São Januário. Defendendo uma invencibilidade de 21 partidas, o Palmeiras foi ao Rio de Janeiro disposto a conquistar o título do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência. E o gol marcado pelo centroavante Deyverson, aos 26 minutos do segundo tempo, garantiu de vez mais um troféu nacional para a galeria do clube alviverde que, com cinco pontos acima do vice-líder Flamengo, não poderia mais ser alcançado.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.ex.co/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

[playbuzz-item item=”65d7a2af-860e-428b-a060-5c93ed485463″ shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”625370″]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Jornalista elogia postura do Palmeiras na pandemia: “Está melhor agora do que com a bola rolando”

Luxemburgo revela como poderia apoiar o Brasileirão com mata-mata em 2020

Mauro Beting conta a nova vida no Allianz Parque