Home Futebol Você conhece? Ídolo da Juventus foi único a disputar duas finais de Copa do Mundo por países diferentes

Você conhece? Ídolo da Juventus foi único a disputar duas finais de Copa do Mundo por países diferentes

Manobra atualmente é proibida pela FIFA e praticamente impossível

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Já imaginou disputar duas finais de Copa do Mundo? Agora imagine estar em duas decisões por países diferentes? Esse foi o caso de um atleta nascido na Argentina, mas que perdeu uma final de Mundial por seu país natal.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Luis Monti é ídolo do San Lorenzo e esteve na convocação da Argentina para a Copa do Mundo de 1930, disputada no Uruguai. Foi dele o primeiro gol do país na história da competição e foi ele um dos grandes nomes da equipe no torneio, que terminou com título dos donos da casa por 4 a 2 – os gols do Uruguai foram marcados por Dorado, Cea, Iriarte e Castro, enquanto Peucelle e Stábile descontaram para a Argentina.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQRGlsa0I5aiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Meio-campista de forte marcação, mas com ótimo passe e moderno para a época, foi para a Juventus em 1932 e se tornou um ídolo no futebol italiano.

O jogador chegou acima do peso ao clube de Turim e não fez boa estreia, mas conseguiu se recuperar e perdeu mais de 10kg nos primeiros meses na Itália.

A Juventus, que era a atual campeã italiana, se tornou, sob o comando de Monti no meio-campo, o primeiro time do país a conquistar o pentacampeonato nacional.

PUBLICIDADE

O argentino então foi convidado para defender a seleção da Itália e aceitou. Foi um dos escolhidos como “vira-casacas”, já que a FIFA permitia que atletas atuassem pelos países dos times em que atuavam.

Se tornou peça-chave no sistema da Azzurra que brilhou na Copa do Mundo de 1934 e foi titular em todos os jogos até a final.

Na decisão, Orsi e Schiavo marcaram para a Itália, enquanto Puc diminuiu para a Tchecoslováquia. Monti assim foi o único atleta a disputar duas finais de Copa por países diferentes, sendo campeão com a Azzurra.

Não foi o único no elenco
Um companheiro argentino de Monti também esteve na seleção sul-americana em 1930 e na Itália na Copa de 1934. Attilio Demaría foi convocado para ambas as competições, mas não entrou em campo em nenhuma das finais e não é notificado como o ex-companheiro.

PUBLICIDADE

Leia mais:
13 jogadores que disputaram Copas do Mundo por países diferentes