Home Futebol Você lembra qual foi o primeiro jogo da Fonte Nova?

Você lembra qual foi o primeiro jogo da Fonte Nova?

Primeiro jogo do estádio Octávio Mangabeira foi realizado em 1951 e não envolveu nem Bahia e nem Vitória, dois dos maiores clubes do estado

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A primeira Fonte Nova foi inaugurada em 1951 com objetivo de fazer crescer o futebol na Bahia. Após muitos anos projetando o local, o estádio foi erguido e teve sua inauguração marcada, mas nenhum dos dois times mais conhecidos do estado estiveram nela.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Com o Vitória adotando uma profissionalização na época e o Bahia ganhando popularidade entre os torcedores, as equipes que estiveram na inauguração da Fonte Nova foram o Botafogo-BA e o Guarany-BA. Para promover a inauguração do estádio, o Governo do estado criou o Torneio Octávio Mangabeira. No duelo de estreia em 28 de janeiro de 1951, o Botafogo venceu por 1 a 0 com gol de Antônio.

Desde então, o Bahia e o Vitória passaram a dividir a atenção do estado e ganhar ainda mais popularização. O Rubro-Negro assumiu durante muito tempo como equipe mandante da Fonte Nova, mas nos últimos o Bahia ficou responsável por chamar o estádio de casa. O estádio seguiu funcionando até 2007 quando em uma partida entre o Tricolor de Aço e o Vila Nova parte da arquibancada cedeu e sete pessoas morreram. Devido a isso, o governo estadual optou por interditar o estádio e demoli-lo para a construção de outra arena.

PUBLICIDADE

Nova Fonte Nova

Com a construção da nova Fonte Nova, Bahia e Vitória foram os responsáveis pelo duelo de inauguração do novo estádio em 7 de abril de 2013 e o Rubro-Negro aplicou uma grande goleada de 5 a 1. Jogando como visitante, o Leão não tomou conhecimento do rival e estragou a festa com direito a Renato Cajá, ex-meia do Vitória, ter sido o autor do primeiro gol do estádio.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Com Rodolfo Rodríguez, Marcelo Lomba e Nadinho na lista, relembre os 10 goleiros com mais jogos pelo Bahia

Relembre como surgiu o clássico entre Bahia x Vitória

Rodriguinho: “Fiquei muito triste com a queda do Cruzeiro, mas vida que segue”