Home Futebol Você lembra qual foi o último jogo do Diego vestindo a camisa do Santos?

Você lembra qual foi o último jogo do Diego vestindo a camisa do Santos?

Revelado pelo Santos e campeão por onde passou, jogador disputou 133 partidas e marcou 38 gols com a “lendária” camisa 10 do Peixe

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Diego Ribas da Cunha chegou à Vila Belmiro em 1996, ainda com 11 anos de idade. Devido ao talento nato para o futebol, que mostrava desde os seis anos, quando já treinava na categoria infantil do Comercial (tradicional clube de sua cidade natal), rapidamente chamou atenção e foi integrado ao elenco profissional do Santos no início de 2002, com apenas 16 anos, pelo então treinador Celso Roth.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A estreia no time principal aconteceu no dia 20 de janeiro, na vitória do Santos por 3 x 0 sobre o América-RJ, pelo Torneio Rio-São Paulo. Mais tarde, quando Emerson Leão assumiu o comando da equipe para o restante da temporada, a ordem no clube era, mais uma vez, prestigiar os garotos das categorias de base. E os mais talentosos e promissores eram, na época, Diego e seu amigo Robinho.

Mesmo depois de um início ruim da equipe no ano, os dois jogadores se destacaram e juntos lideraram o Santos na histórica conquista do Campeonato Brasileiro, encerrando um longo jejum de 18 anos sem títulos do Alvinegro Praiano. Aos 17 anos, Diego se tornou também o então campeão nacional mais novo da história.

PUBLICIDADE

Vice-campeão da Copa Libertadores da América no ano seguinte, o jovem jogador passou a ser convocado constantemente para a seleção brasileira e, já em 2004, fez parte do elenco campeão da Copa América disputada no Peru. No Santos, atuou em nove partidas e anotou quatro gols pelo Campeonato Brasileiro, mais uma vez conquistado pelo time da Vila Belmiro.

Após 133 partidas disputadas e 38 gols marcados pelo Peixe, ainda em 2004 Diego se transferiu para o Porto, de Portugal, iniciando sua trajetória no futebol europeu que durou 12 anos. Neste período, o meia também teve passagens por Werder Bremen e Wolfsburg, ambos da Alemanha, Juventus, da Itália, Atlético de Madrid, da Espanha, e Fenerbahçe, da Turquia, antes de retornar ao Brasil em 2016 para defender o Flamengo, seu atual clube.

O último jogo de Diego vestindo a “lendária” camisa 10 santista aconteceu no domingo dia 20 de junho de 2004, na vitória por 3 x 0 sobre o Internacional, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, realizada em “sua casa”, a Vila Belmiro. Os gols foram assinalados pelo zagueiro André Luis e os atacantes Robinho e Basílio.

O time escalado por Vanderlei Luxemburgo na última vez em que Diego atuou pelo Santos foi: Mauro, Paulo César, Domingos, André Luis e Léo; Claiton, Ricardinho e Elano (Preto Casagrande); Diego, Robinho (Luis Augusto) e Deivid (Basílio).

PUBLICIDADE

[playbuzz-item item=”59c0febc-86d5-4b4f-ba78-88b53c321442″ shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”24041″]

LEIA MAIS

Você sabia que o Santos conquistou seu primeiro título ao vencer clássico na casa do rival?

Você sabe como era o primeiro uniforme do Santos?

Entenda por que o Santos é um dos clubes brasileiros mais conhecidos do mundo

Soco no ar, dancinhas e mais: comemorações marcantes que todo torcedor do Santos lembra