Home Futebol 10 gols que ajudam a contar a história do futebol

10 gols que ajudam a contar a história do futebol

Futebol mundial poderia ser desenhado em gols

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Primórdios, nostalgia, anos de ouro, modernidade e contemporaneidade. Os gols poderiam contar facilmente a história que o futebol mundial viu desde seu início até os dias de hoje.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPWjd6QVl5dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Mudanças técnicas, táticas e especialmente físicas. O surgimento de gênios, o sentimento tomando conta dos torcedores, a explosão de atletas.

Veja 10 gols que ajudam a contar a história do futebol:

Alcides Ghiggia – 1950
O gol de Ghiggia no Maracanã talvez tenha sido o ponto crucial em que o futebol se misturou com emoção. O desespero dos brasileiros e a euforia dos uruguaios mudaram o jeito de enxergar o esporte.

Pelé – 1958
O nascimento do Rei do Futebol para o mundo se deu na final da Copa do Mundo. Chapéu, matada no peito, golaço e título aos 17 anos.

PUBLICIDADE

Carlos Alberto – 1970
A maior seleção de todos os tempos fechou a goleada sobre a poderosa Itália na final da Copa do Mundo com o maior gol coletivo de todos os tempos.

https://www.youtube.com/watch?v=M5HbmeNKino

Diego Maradona – 1986

O pós-Pelé só veio na década de 80 e com um craque argentino. Contra a Inglaterra, no jogo que representava a Guerra das Malvinas, Maradona partiu do meio-campo e fez um gol histórico.

PUBLICIDADE

O camisa 10 foi tão gigante que marcou mais uma vez no jogo, dessa vez de um jeito nada bonito, mas que entrou para a história. Com a mão, ludibriou o árbitro e classificou a Argentina. O país se sentiu vingado pela guerra.

Van Basten – 1988
A seleção mais revolucionária da história merecia um título e ele veio com um gol marcado para sempre. Sem ângulo, Van Basten acertou uma pancada para dar a taça da Eurocopa para a Holanda sobre a União Soviética.

Ronaldo – 1996
O gol mais bonito da carreira de Ronaldo Fenômeno representa não só um simples golaço, mas o início da mudança do esporte. De passes lentos e com espaço em campo, os jogadores se transformaram em máquinas físicas. Tudo isso era personificado no brasileiro, que misturava a mais pura técnica com uma explosão que impressionava.

Roberto Carlos – 1997
Um gol que virou objeto de estudos e ganhou nome entre os físicos de “banana shot”. Roberto Carlos se transformou em lenda pelas pancadas que soltava de fora da área, mas poucos podem explicar algumas curvas que só ele conseguia realizar.

PUBLICIDADE

Cristiano Ronaldo – 2002
A lenda começava ali, no Sporting, em jogo do Campeonato Português de 2002. O primeiro gol da carreira do “robô” foi em uma arrancada a seu estilo e terminou em pintura para dar vitória ao Leão de Alvalade.

Lionel Messi – 2005
A segunda lenda atual começou anos depois e ganhou uma grande ajuda de ninguém menos do que seu “mestre”. Mas a cria se transformou em muito maior que a criatura. O gol de cobertura sobre o Albacete foi início da história contemporânea do futebol.

Leia mais:
Revolução, craques e vices: por que a Holanda é considerada uma das maiores seleções do mundo mesmo com apenas um título?