Jairzinho escreveu seu nome na história com a grande Copa do Mundo de 1970. Ao lado de Pelé e cia. o atacante fez uma grande campanha e foi fundamental para que a seleção brasileira conquistasse o seu terceiro título da competição. Mas uma coisa que sempre chama atenção dos torcedores é: por que Jairzinho ganhou o apelido de “Furacão”?
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJveEx5MlZVWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O apelido de “Furacão” surgiu durante a Copa do Mundo de 1970 após Jairzinho marcar gols em todas as partidas desde a estreia até a grande final. Após um golaço no primeiro jogo diante da Tchecoslováquia em que passou por cinco jogadores, o comentarista da época José de Almeida renomeou o feito do atacante que “fez a festa” na defesa como a passagem de um furacão.
“Quem colocou esse apelido foi o José de Almeida, um comentarista da época. Na Copa, quando marquei aquele gol contra a Tchecoslováquia, que driblei cinco jogadores, ele falou que eu “parecia um Furacão”. Então, pegou. Nos outros jogos, fiz mais gols e caiu na boca do povo. Isso se perpetua até hoje”, relembrou Jairzinho ao O Globo.
Após marcar sete gols em sete jogos, Jairzinho afirmou que não se preparou com objetivo de ser um artilheiro. Com grandes craques na equipe como o próprio Pelé, o ídolo do Botafogo disse que todos queriam serem campeões mundiais e por isso a vontade de todos prevaleceu durante toda a campanha para ser fator fundamental na conquista do título.
“Eu fiz sete gols e me preparei para ajudar o Brasil a ganhar, não para marcar em todas as partidas. Aconteceu pela criatividade e movimentação do nosso time”, continuou o atacante.
LEIA MAIS:
5 jogadores que retornaram ao Brasil pensando na Seleção Brasileira
De Leandro a Zé Roberto: 8 jogadores que recusaram a Seleção Brasileira
Maldoso? Reveja a expulsão de Felipe Melo na Copa do Mundo de 2010

