Home Futebol Bahia x Vitória: quem é o maior vencedor do Ba-Vi?

Bahia x Vitória: quem é o maior vencedor do Ba-Vi?

Clássico entre Bahia e Vitória tem muita história e duelos marcantes que fazem o Ba-Vi como um dos maiores confrontos do mundo entre rivais

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Bahia e Vitória tem uma das maiores rivalidades do mundo ao longo de 88 anos de tradição. Com as duas equipes acirrando os embates a partir da década de 1950, o tradicional Ba-Vi ganhou as manchetes de todo o país pela importância.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJGMnc3RVVIUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Em toda a história, Bahia e Vitória já se enfrentaram 492 partidas e o Tricolor tem vantagem com 185 vitórias contra 155 triunfos do Leão e outros 152 empates. Além disso, o Esquadrão também leva vantagem quando o assunto é gols marcados com 654 tentos assinalados contra 582 do Rubro-Negro baiano.

PUBLICIDADE

O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1932. No dia 10 de abril, Bahia e Vitória se enfrentaram em jogo válido pelo Torneio Início, mas a competição era no formato de jogos eliminatórios de 20 minutos. Apesar do curto tempo, o Tricolor venceu por 3 a 0 com Raúl sendo o responsável por marcar o primeiro gol de um duelo entre os times. Ainda no mesmo ano, as equipes se reuniriam para disputar o primeiro duelo de 90 minutos e novamente o Esquadrão saiu vencedor por 3 a 0.

LEIA MAIS:

De Ramires a Edigar Junio: saiba a situação dos jogadores emprestados pelo Bahia

PUBLICIDADE

Lista: ABC, Bahia e Sport estão entre os maiores campeões do Nordeste

Dupla Ba-Vi são os maiores campeões da Copa do Nordeste; veja lista