Home Futebol Danilo, Fabão, Leonardo e mais: relembre 10 brasileiros que venceram o Campeonato Japonês

Danilo, Fabão, Leonardo e mais: relembre 10 brasileiros que venceram o Campeonato Japonês

Com passagem destacada pelo futebol japonês, Fabão completa 44 anos nesta segunda-feira (15)

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Quando pensamos na relação entre Brasil e Japão, Zico, antes de mais nada, é o primeiro nome que vem à nossa cabeça. O Galinho de Quintino, inclusive, foi fundamental para a popularização e evolução do futebol por lá. Por outro lado, o lendário camisa 10 do Flamengo não atuou sozinho nesta missão.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Em 1993, Rede Manchete adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Japonês. A emissora carioca transmitia nas manhãs de domingo o principal jogo da rodada. Com narração de Paulo Stein e comentários de Márcio Guedes, a transmissão batia a TV Bandeirantes com o Campeonato Italiano e a TV Cultura com o Campeonato Alemão.

A partir de Zico, incontáveis ídolos brasileiros atuaram no Japão. Bebeto, Bismarck, Careca, Carlos Alberto Santos, Dunga, Jorginho, Leonardo, Milton Cruz, Mozer e Rui Ramos, só para exemplificar, se tornaram verdadeiras lendas para os japoneses. Porém, poucos tiveram o privilégio de conquistar a J-League.

PUBLICIDADE

Afinal, os ienes sempre seduziram os brasileiros desde a criação do Campeonato Japonês em 1991. De lá para cá, centenas de jogadores foram contratados para atuar nos clubes mais populares do Japão. Com isso, o Torcedores.com fez uma lista de atletas que levantam o caneco da liga mais importante do continente asiático. Confira!

Bebeto

A princípio, foi contratado para ser a grande estrela do Kashima Antlers em 2000. No entanto, o atacante disputou apenas uma temporada. Porém, ele teve passagem apagada pelo clube japonês. Ele, nesse ínterim, disputou 8 jogos e fez 1 gol. Por outro lado, levantou o título da J-League em 2000.

Bismarck

O ex-camisa 10 do Vasco é o maior ídolo da história do Tokyo Verdy. Entre 1993 e 1996, ele marcou 59 gols em 175 partidas. Bismarck, nesse ínterim, levantou o caneco da J-League em 1993. Logo depois, o meia teve passagens apagadas por Kashima Antlers e Vissel Kobe.

Danilo

Danilo é um dos brasileiros mais bem-sucedidos que passou pelo futebol japonês. O lendário camisa 10, multicampeão por Corinthians e São Paulo, foi Tricampeão Japonês (2007. 2008 e 2009). Ele, nesse ínterim, disputou 80 partidas e marcou 6 gols.

PUBLICIDADE

Dunga

O capitão do tetra atuou por quatro temporadas pelo Jubilo Iwata. De 1995 a 1998, ele disputou 127 partidas e marcou 17 gols. Dunga, nesse ínterim, venceu a J-League de 1997. No mesmo ano, o camisa 8 foi eleito o melhor jogador do Campeonato Japonês.

Fabão

Multicampeão com o São Paulo, Fabão completa 44 anos nesta segunda-feira. Após empilhar muitas taças com a camisa do Tricolor do Morumbi, ele atuou por uma temporada no Japão. Pelo Kashima Antlers, ele venceu a J-League em 2007. O zagueiro, nesse ínterim, marcou 2 gols em 12 partidas.

Jorginho

Considerado um dos maiores laterais do futebol brasileiro, Jorginho é ídolo no Kashima Antlers onde atuou entre 1995 e 1998. O ex-camisa 2, disputou 139 jogos e marcou 26 gols pelo clube. Ele, nesse ínterim, venceu a J-League em 1996 e 1998.

Leonardo

Convidado por Zico para ser seu sucessor no Kashima Antlers após conquistar a Copa do Mundo de 1994. Atuando no meio-campo, ele vestiu a camisa 10 do por duas temporadas. Leonardo, nesse ínterim, disputou 63 partidas e marcou 36 gols. Ao lado de Jorginho, venceu a J-League em 1996.

PUBLICIDADE

Marcus Túlio Tanaka

Filho de pai nipo-brasileiro e mãe ítalo-brasileira, o zagueiro disputou 16 vezes o Campeonato Japonês. Revelado pelo Mirasol (SP), o paulista de Palmeira d´Oeste venceu pelo Urawa Red Diamonds a J-League de 2006. Em cinco temporadas pelo clube. Tanaka marcou 26 gols em 121 jogos.

Mozer

Ídolo no Flamengo, Benfica e Olympique de Marselha, Mozer atuou por duas temporadas no futebol japonês antes de pendurar as chuteiras. De 1995 a 1996, ele atuou pelo Kashima Antlers onde disputou somente 17 jogos. Porém, o zagueiro levantou o caneco da J-League de 1996.

Rodrigo Mendes

Ex-camisa 10 de Flamengo e Grêmio, Rodrigo Mendes atuou por dois anos no Kashima Antlers. Entre 1996 e 1997, ele disputou 19 partidas e fez 4 gols pelo clube. Ao lado de Jorginho e Leonardo, o atacante venceu a J-League de 1996. Foram 19 partidas e 4 gols pelo clube.

LEIA MAIS: