Home Futebol E Careca? Saiba quais brasileiros venceram a Copa da Itália pelo Napoli

E Careca? Saiba quais brasileiros venceram a Copa da Itália pelo Napoli

Ex-Vasco, Allan é apenas o quarto brasileiro a vencer a Copa da Itália pelo Napoli

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

É inevitável pensar em Napoli e não lembrar em Maradona, Giordano e Careca. O trio de ataque, inclusive, assombrou os poderosos Milan e Juventus nas décadas de 80 e 90. No entanto, precisamos saber separar as coisas. É verdade que o argentino foi o grande símbolo do período vitorioso do clube. Por outro lado, ninguém brilhou mais que Antônio de Oliveira Filho, o Careca.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

O brasileiro desembarcou em Nápoles após quatro anos no São Paulo. No Tricolor do Morumbi, já havia demonstrado sua eficácia dentro da área marcando 115 gols em 221 partidas. Além disso, foi um dos principais nomes do clube nas conquistas do Campeonato Brasileiro (1986) e do Campeonato Paulista (1985 e 1987).

E logo em sua primeira temporada no futebol italiano, já mostrou para o que veio. Ele, antes de mais nada, marcou 13 gols na Série A. Nos anos seguintes venceu a Copa da UEFA (1989), Supercopa da Itália (1990) e Campeonato Italiano (1987 e 1990). Mas a passagem de Careca pelo Napoli não foi completa porque faltou vencer uma Copa da Itália.

PUBLICIDADE

Em 1988/1999, o Napoli não conseguiu derrotar a Sampdoria na final do torneio e terminou na segunda colocação, mas não por culpa de Careca. Afinal, Toninho Cerezo desequilibrou para a equipe de Turim. Alemão, outro brasileiro do time, não conseguiu anular o craque da Samp. O atacante teve sua melhor temporada no futebol italiano e marcou 27 gols em 52 partidas. Esse desempenho foi fundamental para transformá-lo no quinto maior artilheiro da história Partenopea, com 95 gols marcados.

Na última quarta-feira (17), o Napoli venceu pela sexta vez a Copa da Itália, a terceira neste século. Porém, o clube contou a ajuda de jogadores brasileiros somente nas temporadas 2013/2014 e 2019/2020. Por isso, o Torcedores.com listou os atletas que tiveram o privilégio de marcar seus nomes na história do clube. Confira!

Allan

Revelado pelo Vasco, o camisa 5 está há oito anos no futebol italiano. Contratado pelo Napoli na temporada 2014/2015, Allan disputou 205 partidas e marcou 10 gols pelo clube. Ele foi um dos símbolos do time de Gennaro Gattuso na conquista da Copa da Itália.

Bruno Uvini

Revelado pelo São Paulo, o zagueiro teve passagem apagada pelo futebol italiano. Ele disputou apenas uma partida oficial pelo clube de 2012 a 2015. Porém, na única vez que entrou em campo pelo Napoli foi justamente na conquista da Copa da Itália na temporada 2013/2014.

PUBLICIDADE

Henrique

Com passagens por Barcelona e Bayer Leverkusen, o zagueiro atuou por duas temporadas no futebol italiano. De 2013 a 2016, ele disputou 28 partidas e fez 2 gols. Henrique, nesse ínterim, venceu a Copa da Itália na temporada 2013/2014.

Rafael Cabral

O goleiro atuou por cinco temporadas no futebol italiano. De 2013 a 2018, ele disputou 35 partidas pelo Napoli. Porém, nunca conseguiu convencer e alternou bons e maus momentos durante sua passagem pelo clube. No entanto, Rafael Cabral venceu a Copa da Itália na temporada 2013/2014.

LEIA MAIS: