Home Futebol Geração 91: Seleção que perdeu Mundial sub-20 revelou 5 craques para o futebol brasileiro

Geração 91: Seleção que perdeu Mundial sub-20 revelou 5 craques para o futebol brasileiro

Equipe de craques perdeu para Portugal de Figo na decisão

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Seleção Brasileira teve uma de suas gerações mais talentosas no início dos anos 90 e foi para o Mundial sub-20 de 1991 como franco favorito ao título.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJKWWZQSkZOMSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Recheado de grandes jogadores, com centroavante do Milan e atletas de gigantes do futebol nacional, o Brasil passou por cima dos adversários, mas parou em Portugal na decisão.

A equipe de Luís Figo, Rui Costa e Abel Xavier segurou o empate por 0 a 0 e levou o título nos pênaltis.

O Brasil, porém, viu uma geração de bons jogadores se consolidar e formou ao menos 5 craques e ídolos de clubes importantes. Veja abaixo:

Roberto Carlos
Para muitos o maior lateral-esquerdo da história, o lateral ainda fazia parte da base do União São João de Araras quando foi para o Mundial sub-20 de 1991 e ajudou a Seleção a chegar à final. Pouco tempo depois assinou com o Palmeiras e explodiu para o mundo do futebol.

PUBLICIDADE

Paulo Nunes
Ainda um jovem atacante do Flamengo, Paulo Nunes foi o único liberado pelo clube para a competição e usou sua tradicional camisa 7 no torneio. Pouco tempo depois saiu para brilhar por Grêmio e Palmeiras, clubes no qual é ídolo.

Ramon Menezes
Cria da base do Cruzeiro, Ramon era um meia talentoso e muito jovem em 1991, ano do Mundial, até por isso ficou no banco de reservas. Pouco tempo depois saiu e brilhou por Vitória e Vasco, clube no qual é ídolo.

Élber
Formado pelo Londrina, o atacante já pertencia ao Milan no ano da competição e começava sua caminhada europeia. Foi o camisa 9 no torneio de base e retornou ao time italiano com outro status, mesmo com a derrota na final. Se tornou ídolo no futebol alemão, onde passou por Stuttgart e Bayern de Munique.

Sérgio Manoel
O meia pertencia ao Santos em 1991 e foi já como jogador profissional ao Mundial, quando usou a camisa 11. O atleta rodou por empréstimos após o torneio e se firmou no Botafogo, onde foi campeão brasileiro em 1995 e se tornou ídolo.

PUBLICIDADE

Outros nomes famosos que compuseram a talentosa seleção que disputou o Mundial sub-20 em 1991 foram o goleiro Roger, ex-São Paulo, os volantes Marquinhos, Ex-Flamengo e Palmeiras, e Djair, ex-Botafogo, Flamengo, Fluminense e Lazio, o zagueiro Andrei, ex-Palmeiras e Atlético de Madrid, e o lateral Ânderson Lima, ex-Santos e Grêmio.

Relembre a campanha da Seleção no Mundial sub-20 de 1991:

https://www.youtube.com/watch?v=HUpBKQVNi6Q

Leia mais:
Zé Roberto, Junior e mais: veja os 10 jogadores mais velhos a conquistarem o Brasileirão

PUBLICIDADE