Home Futebol Libertadores: veja estatísticas e dados curiosos da primeira edição do torneio

Libertadores: veja estatísticas e dados curiosos da primeira edição do torneio

As duas primeiras edições do torneio teve o Peñarol como campeão

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

Tida como sonho de muitos clubes, a Copa Libertadores completa nesta temporada 60 anos de existência. Em seu início, a competição não tinha tanto prestígio como nos dias atuais, contudo, posteriormente o aporte financeiro foi crescendo, e o torneio se solidificou como protagonista no continente.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O debute da competição se deu no dia 19 de abril, com o embate entre Peñarol e Jorge Wilstermann, realizado em Montevidéu, no Uruguai. Futuros campeões, os uruguaios não tomaram conhecimento do time boliviano, e emplacaram uma goleada por 7 a 1. O atacante Carlos Borges foi o responsável por marcar o primeiro tento na história da Copa Libertadores.

Ao todo sete equipes participaram do torneio: Peñarol, Olimpia, Jorge Wilstermann, Bahia, Millonarios, Universidad de Chile e San Lorenzo.

PUBLICIDADE

As equipes foram distribuídas em chaves com dois times cada, onde o classificado saia na soma dos resultados dos dois jogos. O Olimpia, por sua vez, classificou-se diretamente para a fase final por conta da desistência do Universitário, do Peru.

JOGOS DA PRIMEIRA FASE

San Lorenzo x Bahia – 5 a 3 no placar agregado

Peñarol x Jorge Wilstermann – 8 a 2 no placar agregado

PUBLICIDADE

Millonarios x Universidad de Chile – 7 a 0 no placar agregado

 SEGUNDA FASE

Na etapa seguinte, o Peñarol encarou o San Lorenzo, e houve a necessidade de um jogo de desempate, que acabou tendo os uruguaios como vitoriosos pelo placar de 2 a 1.

No outro jogo da teórica “semifinal”, o Olimpia não tomou conhecimento do Millionarios. Após um empate sem gols na ida, o time paraguaio fez valer o mando de campo e triunfou por 5 a 1. Sendo assim o adversário dos aurinegros na grande decisão.

PUBLICIDADE

A DECISÃO

Contando com o apoio do seu torcedor, o Peñarol venceu o time paraguaio no embate de ida do dia 12 de junho por 1 a 0, a vantagem construída foi determinante para o título. No Paraguai, dias depois, prevaleceu o empate em 1 a 1, e os aurinegros faturaram o primeiro título do torneio copeiro – carimbando sua vaga para a Copa Intercontinental, para enfrentar o Real Madrid, campeão da Champions.

NÚMEROS GERAIS

13 jogos

PUBLICIDADE

39 gols marcados

60 dias de competição

LEIA MAIS: