Libertadores: Saiba como a primeira edição foi disputada

Primeira Libertadores da história, em 1960, teve sistema de competição bastante diferente do atual

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Divulgação/Facebook Oficial Conmebol Libertadores

A Libertadores completou 60 anos de existência neste ano de 2020. A primeira edição do torneio, em 1960, mostrava um panorama do futebol sul-americano muito diferente do que é a atual competição.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

A pompa e a atenção existente nos dias de hoje por parte da mídia não era a dos tempos atuais, assim como a fórmula da competição. Não haviam longas fases preliminares, grupos e prêmios milionários naquela época, mas sim um torneio que era basicamente apenas um mata-mata entre os campeões sul-americanos.

A Libertadores 1960

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

Apenas sete clubes disputaram o torneio (Peru, Venezuela e Equador não enviaram representantes). Com isso, uma fase preliminar de seis times foi disputada, com o Olímpia (que deveria enfrentar o Universitario-PER) se qualificando para a fase semifinal de forma direta.

Os três confrontos foram divididos em grupos e jogados em confrontos de ida e volta. Jogaram esta fase San Lorenzo, Bahia, Peñarol, Jorge Wilstermann,  Millonarios e Universidad de Chile.

Nos confrontos, o San Lorenzo eliminou o Bahia, o Peñarol massacrou o Jorge Wilstermann e La U, que vinha de uma exaustiva excursão, não foi páreo para o Millonarios. Os três se juntaram aos paraguaios na fase semifinal, novamente disputada em caráter eliminatório.

O Peñarol precisou de um jogo extra em Montevidéu (o jogo seria em Santiago mas um terremoto no Chile impediu a realização do jogo ali) para passar pelo San Lorenzo e o Olímpia teve apenas dificuldades no primeiro jogo para passar pelo Millonarios.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Como costumeiramente até 2018, a final era em duas partidas. Os uruguaios conquistaram a primeira Libertadores ao vencer o Olímpia por 1 a 0 na primeira partida em casa e empatar em Assunção na volta (1 a 1).

LEIA MAIS

Libertadores completa 60 anos; relembre os times da primeira competição

 

 

(Crédito: Divulgação/Facebook Oficial Conmebol Libertadores)